quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

APRENDA COM OS MAGOS DO ORIENTE A CELEBRAR O NATAL




APRENDA COM OS MAGOS DO ORIENTE A CELEBRAR O NATAL
TEXTO-BÁSICO : MATEUS 2.1-12

É lícito e conveniente participar, de modo prudente, das confraternizações natalinas com a família, os amigos, os colegas de trabalho, etc. Entretanto, em Mateus 2.1-12, aprendemos com os magos do Oriente a celebrar o verdadeiro Natal de Cristo, que nada tem a ver com Papai Noel, árvore enfeitada e colorida, bacalhau, peru, pernil, panetone, rabanada, amigo oculto (ou secreto), etc.

Quem eram os magos do Oriente? Eles eram sábios, estudiosos dos astros, originários, possivelmente, da Pérsia. O romanismo diz que eles eram três reis e os chama de Melquior, Baltasar e Gaspar. A Palavra de Deus se limita a identificá-los como “uns magos” (Mt 2.1). Deduz-se que eram três por causa do número de presentes oferecidos ao Menino: ouro, incenso e mirra. Mas quem pode garantir o que e em qual quantidade cada um dos magos ofertou?

Os magos do Oriente não visitaram o Menino quando Ele estava em uma manjedoura, como vemos nos presépios romanistas. Quando aqueles sábios estiveram com o Senhor Jesus, viram-no em uma casa (Mt 2.11). E Ele já tinha pelo menos dois anos de idade, visto que Herodes Magno, depois de chamar os magos e inquirir “exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera” (v.7), “mandou matar todos os meninos que havia em Belém e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos” (v.16).


1ª AOS MAGOS INTERESSAVA ENCONTRAR O MENINO.

Eles “perguntaram: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus?” (Mt 2.2a). Nessa época do ano, poucos se lembram do Aniversariante! Mas o Senhor Jesus não pode ser ignorado. Em nenhum outro há salvação (At 4.12; Jo 10.9). Ele é único Mediador entre Deus e os homens (1 Tm 2.5; Hb 7.25). Somente Ele nasceu sem pecado. Somente Ele viveu sem pecado. Somente Ele morreu por nossos pecados. E somente Ele ressuscitou para a nossa justificação!

2ª OS MAGOS DESEJAVAM ADORAR O MENINO.

“Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos a adorá-lo”, disseram (Mt 2.2b). Eles não queriam adorar a estrela. Eles não queriam adorar a mãe do Menino. Eles queriam adorar o Rei dos reis e Senhor dos senhores!

3ª OS MAGOS SE ALEGRARAM AO ACHAR O LOCAL ONDE ESTAVA O MENINO.

Eles seguiram a estrela que viram no Oriente. E, quando ela se deteve, souberam onde estava o Senhor Jesus e “alegraram-se muito com grande júbilo” (Mt 2.10). Os magos se alegraram antes de ver o Menino! Muitos precisam ver para crer, mas o verdadeiro adorador adora a Jesus mesmo sem vê-lo. Lembre-se do que o Senhor disse ao incrédulo Tomé: “Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram!” (Jo 20.29).

4ª OS MAGOS ABRIRAM OS TESOUROS.

Eles tinham algo para oferecer ao Menino (Mt 2.11). Muita gente, nessa época de festas, só quer receber. Elas pensam que Deus é como o Papai Noel... Mas nós devemos oferecer algo ao nosso Senhor e Salvador: “Que darei eu ao SENHOR por todos os benefícios que me tem feito? Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do SENHOR” (Sl 116.12,13).

5ª OS MAGOS OFERECERAM DÁVIDAS.

Eles levaram consigo ouro, incenso e mirra (Mt 2.11). O número três fala de uma oferta completa (Sl 103.1,2; 1 Ts 5.23). O ouro, metal nobilíssimo, representa a nossa adoração em espírito e em verdade (Jo 4.23,24). O incenso — que, no Tabernáculo e no Templo, era formado por quatro especiarias (estoraque, onicha, gálbano e incenso puro) — alude aos nossos louvor, ações de graça, intercessões e súplicas pessoais, que sobem perante a face do Senhor como cheiro suave (Sl 141.2; Ap 5.8). E a mirra, um perfume extraído de plantas especiais, fala do nosso “bom cheiro” (2 Co 2.15).

6ª OS MAGOS FORAM GUIADOS POR DEUS.

Eles foram “por divina revelação avisados em
sonhos para que não voltassem para junto de Herodes” (Mt 2.12). O crente que conhece o verdadeiro sentido do Natal não é guiado por horóscopo nem por conselhos de ímpios. Ele é guiado pela Palavra de Deus (Sl 119.105) e pelo Espírito Santo (At 8.29).


7ª OS MAGOS PARTIRAM POR OUTRO CAMINHO.

Quem adora a Jesus de verdade encontra uma saída. Assim como o povo de Israel, nos dias do profeta Ezequiel, entrava por uma porta e saía por outra (Ez 46.9), os verdadeiros adoradores entram pela “porta do problema” e saem pela “porta da solução”; entram pela “porta da enfermidade” e saem pela “porta da cura”. E assim por diante. Lembre-se das palavras do protagonista do Natal: “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens” (Jo 10.9).





Diác. Janailson Sales Araújo
Pregado no Domingo 18 de Dezembro de 2011.
Congª Vale da Benção

Fonte: Blog do Ciro = Artigo

sábado, 10 de dezembro de 2011

OS 9 TIPOS DE DESVIADO NA BÍBLIA

SERMÃO: OS 9 TIPOS DE DESVIADOS NA BÍBLIA
Texto-Básico: Hebreus 2.1







Introdução: A Bíblia alerta-nos em relação ao cuidado que devemos ter para não nos desviarmos.Em Hebreus 2.1, lemos: “ Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido,para que em tempo algum nos desviemos delas”.O que poucos percebem, porém, é que há, segundo as Sagradas Escrituras, tipos diferentes de desvios que um cristão pode cometer em sua caminhada.Ao todo, encontramos pelo menos 9 tipos de desviado na Bíblia.Portanto, vejamos cada um deles.


I.O DESVIADO DA FÉ EM CRISTO( 1 Tm 6.10,21).
O desviado da fé em Cristo está morto espiritualmente,pois “ o justo viverá da fé”( Rm 1.17).
Referências bíblicas: 1 Tm 1.19; 2 Co 13.5.

II. O DESVIADO DA DOUTRINA( 2 Pe 2.21).
O desviado da doutrina bíblica é o desviado da lei divina, dos ensinos do Senhor segundo revelado pela Palavra de Deus.

• O alerta do Salmista quanto a desviar-se da doutrina ( Sl 119.51).
• O apóstolo Pedro alerta sobre este perigoso tipo de desvio ( 2 Pe 2.2).

III. O DESVIADO DA VERDADE( 2 Tm 2.18).
O desvio da verdade é um dos temas do apóstolo Paulo em suas cartas a Timóteo e a Tito ( Tt 1.14).O apóstolo Tiago também fala sobre o assunto( Tg 5.19-20).
IV. O DESVIADO DA CONGREGAÇÃO(Hb 10.25).
É o filho pródigo que abandonou a casa do pai para seu próprio mal( Lc 15.11-24).
A Bíblia ressalta em várias passagens a atitude que o crente deve ter relação á Casa do Senhor ( Sl 27.4; 84.10; 122.1;23.6b).


V.O DESVIADO DOS IRMÃOS NA FÉ ( Gl 2.11-12).
Esse tipo de desviado vem aos cultos, mas afasta-se dos seus irmãos em Cristo; não fala com eles, fala mal deles e também evita-os.

VI.O DESVIADO DA OBEDIÊNCIA( Sl 119.10).
Trata-se daqueles crentes que, mesmo conhecendo a verdade de Deus, vivem em desobediência ao que é reto, justo e santo, isso em casa, na igreja, no trabalho, na escola etc. O crente deve viver sempre em, obediência ao Senhor, não para que sua obediência o salve, mas por que já é salvo.

VII. O DESVIADO DO CAMINHO ( Êx 32.8; 2 Pe 2.15).
Referências Bíblicas : Jr 2.13; Hb 3.12.

VIII. O DESVIADO DO MINISTÈRIO ( At 1.25; 2 Tm 4.10).

• Judas Iscariotes – At 1.25
• Demas – 2 Tm 4.10.

IX. O DESVIADO DE DEUS ( Rm 3.12 e Sl 14.2-3).
Finalmente, a Bíblia fala ainda do desviado de Deus.É uma referência ao estado em que se encontra a humanidade ímpia e incrédula em geral a partir da Queda no Éden.



Diác Janailson Sales Araújo
Membro da AD em Lago da Pedra –MA
Congregado Na Congª Vale da Benção Aréa 2.
Fonte: Mensageiro da Paz – Ano 79 – Nª 1.484 – Janeiro de 2009

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

1ª TRIMESTRE DE 2012 : A VERDADEIRA PROSPERIDADE - A vida Cristã Abundante -

1º trimestre de 2012 - A verdadeira prosperidade - A vida Cristã Abundante, lições Bíblicas da CPAD









Queridos tenho a satisfação de informar-lhes sobre a mais nova lição da Escola Bíblica Dominical impressas pela CPAD para o início do ano de 2012, teremos a satisfação de trabalhar um assunto hodierno (como afirma o pastor Ciro Zibordi a temas contemporâneos), a teologia da prosperidade tem se inserido em várias igrejas pseudo-pentecostais, e isso tem perpetrado muitas vezes em nosso meio já que, grande parte de nossas congregações assembleianas tem pouco ou nenhum conhecimento teológico sobre o assunto, por isso, a preocupação é colocar um limite em certas práticas, pois prosperidade na Bíblia não é sinônimo só de riqueza material, mas a conjunção entre todos os fatores que trazem plena harmonia e paz espiritual, então conheçamos e prossigamos em conhecer verdadeiramente a Deus através do estudo de sua Palavra. Nesta lição o pastor José Gonçalves vai refrescar nossa mente com vários temas que percorrem por um único eixo a verdadeira prosperidade cristã, uma vida plena e abundante em harmonia e paz.


Fique agora com os Subtemas:

01 – O Surgimento Da Teologia Da Prosperidade
02 – A Prosperidade No Antigo Testamento
03 – Os Frutos Da Obediência Na Vida De Israel
04 – A Prosperidade No Novo Testamento
05 – A Bençãos De Israel E O Que Cabe A Igreja
06 – A Prosperidade Dos Bem-Aventurados
07 – Tudo Posso Naquele Que Me Fortalece
08 – O Perigo De Quer Baganhar Com Deus
09 – Dízimo E Oferta
10 – Uma Igreja Verdadeiramente Próspera
11 – Como Alcançar A Verdadeira Prosperidade
12 – O Propósito Da Verdadeira Prosperidade



Comentarista: PR. JOSE GONÇALVES




Ministro do Evangelho, apologista, conferencista, escritor, prof. de hebraico, grego e religiões comparadas Bacharel em Teologia; graduado em Filosofia. Atualmente é membro da Diretoria da CEADEP, Membro do Conselho de CGADB e líder da AD em N.S. dos Remédios, Piauí.



FONTE: BLOG ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - Estudos e Orientações

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

AS 5 GLÓRIAS DO ARREBATAMENTO DA IGREJA





Introdução:
· Sabemos que Jesus voltará:
1º.) Porque A Bíblia nos afirma – Nm 23:19; Sl 119:89; Mt 24:35
2º.) Porque Jesus nos prometeu – Jo 14:1-3; Ap 3:11; 22:7,12,22
3º.) Porque os sinais anunciam – Mt 24:1-13


· Aprendemos lições sobre o Arrebatamento da Igreja:
1º.) Com Enoque
a) A Igreja do Arrebatamento anda com Deus – Gn 5:24
b) A Igreja do Arrebatamento dá testemunho de que agrada a Deus – Hb 11:6
"Enoque de Deus amigo,
Nem mesmo a morte provou,
Tanto levou Deus consigo,
Que Deus consigo o levou."
(versos do pastor Levi Alte)

2º.) Com Elias – 2 Rs 2:1-11
a) A Igreja do Arrebatamento sabe que será arrabatada
b) A Igreja do Arrebatamento será poderosa até o Fim
c) A Igreja do Arrebatamento subirá ao Céu

· Nesta oportunidade o Espírito de Deus nos leva para Apocalipse 4 – Onde temos a experiencia sobrenatural vivida pelo apóstolo do amor, João, ao ser chamado ao Céu para as grandes revelações do Apocalipse.

· Será que o arrebatamento de espírito de João pode ilustrar para nós- como será o Arrebatamento da Igreja ?

· Sim. Com toda a certeza. Vamos agora observar:


AS CINCO GLÓRIAS DO ARREBATAMENTO DA IGREJA


1. A PORTA SE ABRIRÁ
Ap 4:1 “Depois destas coisas olhei, e eis que estava uma porta aberta no Céu...”

· O povo de Deus é a Igreja dos Céus - (Voce já notou que os Céus abertos na Bíblia estão sempre relacionados com momentos difíceis):

a) Ezequiel estava no cativeiro – Ez 1:1
b) O Salmista do Salmo 121
c) Estevão quando era martirizado – At 7:56
d) João quando estava exilado na Ilha de Patmos – Ap 4:1

· Os dias que antecederão o Arrebatamento da Igreja, serão dias difíceis, trabalhosos, dias de aflição...Nesta hora Os Céus se abrirão

· Salmo 118:20 “Esta é a porta do Senhor, pela qual os justos entrarão...” - Porta aberta – significará : Boas-Vindas para a Igreja, a Noiva do Cordeiro. – Mt 25:34



2. A VOZ SE OUVIRÁ
Ap 4:1 “...e a primeira Voz, como de Trombeta, ouvira falar comigo...”

· No arrebatamento: Veremos uma Porta aberta – Mas, ouviremos- 1 Ts 4:16
Primeiro: O Alarido
Segundo: A Voz Arcanjo
Terceiro: A Trombeta de Deus

· Mt 25:6 - Fala-nos de um clamor, grito
· - 1 Co 15:52 - Paulo fala da última Trombeta
(E, por que Ùltima Trombeta ?)

-Trombeta na Bíblia fala levantar acampamento
-Trombeta na Bíblia fala de partir para viajar
-Trombeta na Bíblia fala de reunir o povo

-A Trombeta de Deus ou Última Trombeta está ligada diretamente ao milagre da Ressurreição dos mortos em Cristo – 1 Ts 4:16; 1 Co 15:52



3. A IGREJA SUBIRÁ
Ap 4:1 “...Sobe aqui...”

· Voce sabia que fomos destinados a subir:
- Subiremos para a Torre forte -Pv 18:10

- Subiremos para a Vida - Pv15:24

- Subiremos onde Cristo está assentado – Cl 3:1,2

- Subiremos porque nossa Vocação é Celestial - Hb 3:1

- Subiremos porque nossa cidade não é daqui – Fp 3:20

- Subiremos porque o Espírito Santo que habita em nós nos fará subir – Ef 4:30; Rm 8:11

- Subiremos porque primeiro Ele descerá – Ex 3:8; 1 Ts 4:16

- Subiremos para estar para sempre com o Senhor – 1 Ts 4:16,17

·
4. O VÉU SE ABRIRÁ
Ap 4:1 “...e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer.”


· Uma das maiores glórias de ser arrebatado, é a de começar a provar das Revelações de Deus do Céu

· Paulo dizem 1 Co 13:9 “Porque em parte conhecemos, e em parte profetizamos. Mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado.”.....................1 Co 2:9,10

· Quantos mistérios serão revelados pelo Senhor – Cl 2:3; Sl 34:5

· Ouviremos o que o Apóstolo João ouviu – “Sobe cá e mostrar-te-ei...”



5. O REI DOS REIS SE VERÁ

Ap 4:2 “E logo fui arrebatado em espírito, e eis que.” um trono estava posto no Céu, e Um assentado sobre o Trono”

· Esta é a maior Glória do Arrebatamento – Ver o Rei face a face – 1 Jo 3:1-3


FONTE: O ARAUTO ( BLOG)

Pastor Marcos Antonio
(Sermão pregado em Curitiba, PR - na Igreja Assembléia de Deus
em Barreirinha, em 03 de abril de 2011 - Quando o Senhor tocou
sua Igreja poderosamente, avivando a esperança de seu povo
para sua gloriosa Volta)