segunda-feira, 1 de novembro de 2010

493 ANOS DE REFORMA PROTESTANTE

No dia 31 de outubro de 1517,Martinho Lutero afixou na porta da Igreja de Wittermber as 95 teses. Segundo o historiador Abraão de Almeida o rompimento definitivo entre o reformador alemão e o catolicismo romano deu-se no dia 10 de dezembro de 1520, quando o reformador queimou publicamente a bula da sua excomunhão, recebido por ele no dia 15 de julho do mesmo ano.Atitude feita á 490 anos atrás.
Hoje comemoramos 493 anos de Reforma Protestante.Foi um dos maiores acontecimentos da História da Igreja que trouxe de volta á Palavra de Deus.Minha intenção nesse simples artigo é destaca a importância e a influência do protestantismo na história da Igreja atual.

A MARCA DO PROTESTANTISMO.
Em seu artigo: “ É uma honra ser protestante”, o escritor Silas Daniel destaca que: “ A Reforma Protestante é o grande marco histórico de retorno ás Sagradas Escrituras”. Segundo o escritor Silas Daniel: “ Durante mais de mil anos, a instituída Igreja Católica Apostólica Romana havia transformado meras tradições e elementos do misticismo pagão em dogmas.
Nesse período o povo foi impedido de ter acesso á Bíblia.Esse período é considerado o período de trevas da história da Igreja.
Uma marca importante que devo destaca aqui é que, o Protestantismo influenciou todas as áreas da sociedade daquela época. A escritora e missionária norte-americana no Brasil; Ruth Dorris em seu artigo: “ A atualidade da Reforma Protestante” afirma que o Protestantismo causou mundanças radicais no mundo religioso daquela época.Não só atingiu o mundo religioso mas também repercutiu na área social e política.Os padrões e ensinos religiosos da Europa e das Américas nunca mas seria a mesma depois da Reforma Protestante do século 16.

O QUE É SER PROTESTANTE ?

O termo “ protestar” hoje leva um sentido essencialmente negativo.
O escritor Silas Daniel considera que até meados do século 18 (ou seja,mas de 200 anos depois da Reforma),essa palavra denotava apenas idéias de confessar,testemunhar,professar e declarar abertamente.Outro fato curioso a respeito da nomenclatura “protestante” é que, por muitos anos, a maior parte dos descendentes da Reforma não adotaram tal designação.Preferiam ser chamados de evangélicos ou reformados, expressões que ainda continuam em pleno uso tanto no continente americano como no europeu.
Afinal o que é ser um protestante? Ser protestante é pregar e viver todos os princípios da Reforma.
OS 4 PRINCÍPIOS DA REFORMA PROSTETANTE SÃO:
 Sola gratia ( só a graça).
 Sola fide ( só a fé).
 Sola Scriptura ( somente as Escrituras).
 Sola Deo gloriae ( somente a Deus a Glória).
Pr. Silas Daniel considera que esses quatro princípios sintetizam as verdades de que a salvação é pela graça de Deus.Mediante a fé;Jesus é o único mediador entre Deus e os homens;as Sagradas Escrituras é a única regra de fé e prática;e só Deus deve receber adoração.

A REFORMA PROTESTANTE E O PENTECOSTALISMO.

O Pr.Silas Daniel nos informa que sociologicamente o protestantismo está dividido em três ramos: histórico, pentecostal, e pára-protestante.
• O PROTESTANTISMO HISTÓRICO.
É formada pelas igrejas constituídas a partir da Reforma.São elas luteranas,as reformadas, a presbiteriana,a anglicana,a batista, a congregacional e a metodista.
• PÁRA-PROTESTANTE.
São as seitas que se originaram no meio protestante.Eles são exclusivistas e vão além das Escrituras,trata-se de uma revelação divinamente especial que receberam.São eles os mórmons, os adventista e as testemunhas de Jeová.
• PROTESTANTISMO PENTECOSTAL.
Os sociólogos divide o pentecostalismo em duas classes: pentecostalismo tradicional e neopentecostalismo.

1. PENTECOSTALISMO TRADICIONAL.
Nasceu com o mover do Espírito Santo no fim do século 19,começo do século 20.Todas as denominações históricas protestantes redescobriram a experiência do batismo com Espírito Santo com evidência de falar em outras línguas.
Objetivo desse movimento não era abrir novas igrejas,mas reavivar o fulgor protestante.Fazendo com que os cristãos voltassem a algumas doutrinas esquecidas.Como as igrejas não aceitaram tais manifestações, os cristãos “ pentecostalizados”, foram expulsos de suas congregações de origem, se agruparam e formaram outras igrejas,fazendo nascer o ramo pentecostal consolidado durante os anos.O Pr. Silas Daniel afirma que foi assim que nasceu as Assembleias de Deus.
2. NEOPENTECOSTALIMO.
O neopentecostalismo surgiu na década de 70.
Suas denominações são:
 Igreja Universal do Reino de Deus.
 Igreja Internacional da Graça de Deus.
 Igreja Mundial do Poder.
 As comunidades evangélicas.
 Os centros de evangelismo e adoração.
 E tantas outras....
O jornalista da CPAD Silas Daniel assevera que o número de Igrejas neopentecostais no Brasil é incalculável.Segundo ele a cada semana nascem mas no nosso país.


A IMPORTÂNCIA DA TEOLOGIA PROTESTANTE.

Eu concordo com a afirmação do Jornalista da CPAD Silas Daniel, que apesar de ter colocado no cerne prostestante as seitas como mórmons, os adventista e os testemunhas de Jeová, esse grupo herético não tem nada a ver com o genuíno protestantismo.
Porque a Teologia Protestante está fundamentada nas Escrituras nossa única regra de fé e prática.Esses movimentos não observa as Sagradas Letras mas sim seus “ manuais espirituais”.Não consideramos protestante aqueles que não estão fundamentados na doutrina bíblica.
Os neopentecostais também vivem distanciado da Teologia Bíblica pregada pelos reformadores.Eu creio que muitas Igrejas Evangélicas em nossos dias estão pregando e praticando coisas que envergonham o Protestantismo.
O jornalista Silas Daniel assevera que a doutrina protestante está sendo destruída em muitas Igrejas Evangélicas:
“Não seria a promessa de felicidade,bênção e vitória através de uma contribuição financeira mais que generosa a volta do princípio da venda de indulgências e bênçãos?”
“ Não seria o uso de elementos como galhinho de arruda,sal grosso e copo d’água na liturgia uma volta ao misticismo medieval,tão condenado pelos reformadores?”
“ As teologias da maldição hereditária e da prosperidade não seriam um vilipêndio á doutrina da graça?”

Faço a pergunta da Missionária norte-americana Ruth Dorris Lemos em seu artigo: “ A atualidade da Reforma Protestante”:
“ O que estamos fazendo hoje com o legado de Lutero e os princípios vitais da Reforma Protestante do século 16?”
A Igreja que vivem os princípios vitais da Reforma Protestante é corajosa e firme para agir contra as heresias,falsos ensinos, e aberrações doutrinárias que existem em nossos dias.
Mas a Igreja que já deixou morrer a chama da Reforma Protestante deixa passar interpretações errôneas sobre as Escrituras, ensinos heréticos e relativismo no que diz respeito sobre o certo ou errado.
A Ruth Dorris Lemos destacou que muitas Igrejas protestante não mas protestam contra ensinos falsos sobre a Bíblia, nem condenam sistemas religiosos que são contra á Bíblia.Há Igrejas protestantes que não mais seguem os princípios bíblicos defendidos por Lutero.
Ruth Dorris destaca em seu artigo que o surgimento da Teologia Protestante deu-se quando Lutero tomou conhecimento de que a igreja estava vendendo perdão dos pecados por meio de indulgências.Nessa hora o herói da fé do século 16 preparou um documento de 95 teses declarando-se contrário as penitências e indulgências vendidas pela Igreja de Roma.Corajosamente tornou público o seu protesto, pregando o documento na porta da imponente Catedral de Wittenberg.
Lutero claramente entendeu que a igreja estava “ vendendo a salvação” e até o livramento do purgatório.

Em seu artigo: “ A atualidade da Reforma Protestante”, a Professora de Teologia Ruth Dorris destaca que Martinho Lutero foi odiado, perseguido e ameaçado de morte, mas nada deteve este “ herói da fé” do século 16.Sua consciência estava iluminada pelo cuidadoso estudo das Sagradas Escrituras.
Foi tachado de “ rebelde indisciplinado”, “ herege contumaz”, “um javali selvagem na vinha”, “ um demônio”.
A professora de Teologia Ruth Dorris Lemos frisou que a Igreja Romana dominava o Cristianismo naquela época, e foi por séculos que a decadência moral e espiritual assolava Cristianismo. A vida imoral do seu clero, o espírito ganancioso da igreja e a sede veroz pelo poder e domínio político tinham comprometido seriamente a sua credibilidade em assuntos de fé, ao ponto de ameaçar todo o seu alicerce.
Entendemos que a Reforma Protestante foi um instrumento de Deus para desfazer as trevas espirituais que imperava no mundo cristão daquela época.

“ IGREJA REFORMADA SEMPRE SE REFORMANDO”.

O jornalista da CPAD, Pr.Silas Daniel assevera que um dos lemas do reformadores era “ Eclesia reformata et semper reformanda est ( Igreja reformada sempre se reformando).
A professora Ruth Dorris Lemos afirma que a verdadeira Igreja de Cristo está sempre no processo de “ se reformar”, e assim transformar seu mundo.Isso se faz com evangelismo, visão missionária e trabalhos dentro da sociedade para alcançar todas as faixas etárias, seja qual for seu status social.Sempre haverá necessidade de mundanças de acordo com o contexto em que vivemos.
Porém, tais mudanças não podem alterar de maneira alguma,nem contradizer,princípios bíblicos.

Em seu livro “ A Sedução das Novas Teologias”, o escritor Pr.Silas Daniel explica a o real sentido da frase:
“ Igreja reformada sempre se reformando”
“ O lema não é “doutrina reformada sempre se reformando”, mas “ igreja reformada sempre se reformando”.
Quando os reformadores falavam de reformar a igreja, o que tinham em mente era a volta á Bíblia, não a reformulação das doutrinas bíblicas com o passar dos tempos.Aliás, avivamento é a ressurreição do que antes estava vivo.Avivamento espiritual é um redescobrimento,um avivamento das doutrinas bíblicas, e sempre foi assim na Bíblia(2Rs 22e23;Ne 9) e durante a História.Foi assim na Reforma Protestante do século 16.Foi assim no Avivamento Wesleyano do século 19.Foi assim com o Movimento Pentecostal no ínicio do século 20.
Conservemos a Chama da Reforma Prostestante,esse é o desafio dos 806 milhões de protestante.

Diác Janailson Sales Araújo.
Dia 31 de Outubro de 2010 Dia da Reforma Protestante.
Lago da Pedra MA.

Obras consultadas:
• A Reforma Protestante, Abraão de Almeida CPAD.
• Revista Obreiro ano 24-nº17-jan/2002.
• Jornal Mensageiro da Paz Outubro/2004.
• A Sedução das Novas Teologias, Pr.Silas Daniel CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário