sábado, 5 de fevereiro de 2011

A CURA : UMA PROMESSA DIVINA

TEXTO-BÁSICO: MT 8.16,17.

QUARTA-FEIRA 2 DE FEVEREIRO DE 2011 CONGª VALE DA BENÇÃO.
INTRODUÇÃO

A cura das enfermidades físicas é uma benção que acompanha a obra salvífica de nosso Senhor Jesus Cristo.Tem sido a uma das marcas da pregação pentecostal em solo brasileiro. Esta benção não ficou restrita ao dias apostólicos continua disponível a todos que crêem na santíssima Palavra de Deus.
A DEFINIÇÃO DE CURA DIVINA
Comentando Romanos 1.16 o famoso comentarista das Escrituras Scofield, declara que: “ As palavras hebraicas e gregas para salvação implicam idéias de livramento, segurança, preservação, cura e saúde”.
O teólogo Antonio Gilberto comenta que na língua original do NT, a palavra salvar é a mesma que curar...

JESUS CUMPRIU A PROFECIA DE ISAÍAS 53.4,5.
• “ Ele tomou sobre si as nossas enfermidades”

A palavra tomou ou tomar tem o sentido de assumir o lugar; tirar; puxar para si. E livrar da carga e suas conseqüências.

O Ministério de Jesus incluía muitas curas. Ao leproso Ele declarou: Quero curar (Mt 8.2,3). Existem 27 ocasiões em que Cristo efetuou curas individuais. Algumas delas: (Mc 1.23-27; Lc 7.1-10; Mt 8.2-4). E 10 outras onde houve cura de multidões. Algumas delas: (Mt 4.23-25; 8.16; 12.15). As curas operadas por Jesus estão em três categorias: curas físicas, exorcismos e ressurreições.

• “ E as nossas dores levou sobre si “


CURA DIVINA NA EXPIAÇÃO E SEUS ASPECTOS.
“ E , pelas sua pisaduras, fomos sarados”.
O renomado apologista Paulo Romeiro afirma que no hebraico a palavra “ sarar”(napha), pode referir-se á cura física ou á cura espiritual
O ASPECTO ESPIRITUAL DA CURA ( 1Pe 2.24).

Segundo o autor das notas de estudo da Bíblia Pentecostal Donald Stamps, Pedro usa a palavra “ sarados” ao referir-se á salvação e todos seus benefícios.
O ASPECTO FÍSICO DA CURA( Mt 8.17).

Comentando uma de nossas lições bíblicas dominicais o teólogo Geremias do Couto afirma com clareza que a expiação dos nossos pecados consumado por Cristo abrange a cura divina como promessa assegurada pela obra efetuada na cruz.
Todas as vezes em que a cura divina se manifesta, a doença é removida pela expiação de Cristo. Em Mateus 8.17, a Bíblia afirma que as curas efetuadas pelo Senhor Jesus durante o seu ministério são uma confirmação da profecia de Isaías 53.4,5. A cura divina é resultado da obra expiatória de Cristo no Calvário.

A CURA DIVINA E A EXPIAÇÃO ANDAM JUNTAS.

O apologista piauense José Gonçalves reitera que a cura divina faz parte da expiação sendo uma verdade não apenas pentecostal, mas bíblica.
Segundo apologista essa crença que a cura faz parte da expiação tem sido confirmado por renomados teólogos pentecostais e não pentecostais. Gonçalves cita o teólogo Ricardo Gondim com sua afirmativa: “ A Bíblia é conclusiva em afirmar que Deus tanto provê a salvação espiritual como a cura física( Sl 103.1-2).O Calvário propiciou e garantiu em Cristo tanto a cura, como a salvação, conforme o capítulo 53 de Isaías”

CONCLUSÃO: “ Todas as bênçãos que Deus tem para nós, seja nesta vida ou na futura, são-nos dadas por meio da expiação”


DIAC JANAILSON SALES ARAÚJO

Nenhum comentário:

Postar um comentário