EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ ATÉ O ARREBATAMENTO. "Há dois modos de escrever. Um, é escrever com a ideia de não desagradar ou chocar alguém (...) Outro modo é dizer desassombradamente o que pensa, dê onde der, haja o que houver: cadeia, forca, exílio" (Monteiro Lobato, Carta a João Palma Neto, São Paulo, 24/1/1948).
terça-feira, 6 de setembro de 2011
PODE UM CAMELO PASSAR PELO FUNDO DE UMA AGULHA ?
PODE UM CAMELO PASSAR PELO FUNDO DE UMA AGULHA?
Por Gilson Barbosa
Qual o significado, em Mateus 19.24, sobre a expressão: “um camelo passar pelo fundo de uma agulha?”
“E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus” Mt 19.24
Esta narrativa bíblica também se encontra em Marcos 10.17.22 e Lucas 18.18-23 e conta-nos a história do jovem rico que se encontrou com Jesus e foi logo perguntando: “Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?” Depois de uma rápida conversa e da proposta final de Jesus, a Bíblia diz que o jovem “... retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades”. Ao que Jesus disse, aos discípulos, as palavras do texto supracitado.
Há pelo menos três pensamentos sobre o que significa o texto:
· A indicação de que camelo, no texto, seria uma corda ou cabo.
Alguns manuscritos bíblicos traduziram a expressão Kámelos (animal literal), por Kámilos (corda ou cabo). E os que defendem esta tradução dizem que Kámelos é uma tradução errada do grego original. Entretanto, conforme afirma Russel Norman Champlin (ver bibliografia), essa intenção “... teve por finalidade diminuir a possibilidade do ato”.Esse primeiro significado então é precário, pois, no original não aparece Kámilos, mas, Kámelos.
· A sugestão de que a expressão “agulha” era o nome de uma porta em Jerusalém.
Neste caso, diz um autor franciscano: “Jesus... compara o rico que quer entrar no reino do céu ao camelo que tem de atravessar o fundo de uma agulha... e lembrava o que se via fazerem às portas de Jerusalém os camelos que chegavam de regiões distantes carregados de fardos e preciosidades para entrarem na cidade: tinham de se curvar quase até ao chão ou depor a carga” (SOARES, Ebenézer Ferreira. Dificuldades Bíblicas e outros estudos. Casa Publicadora Batista, 1970). No entanto no original grego agulha, nos textos acima citado, não se refere à porta e nem há exatidão, por parte dos estudiosos, sobre a existência de tal porta em Jerusalém.
· O sentido é literal.
Longe de nós tratarmos a riqueza como algo mal, pois Jesus disse em Marcos 10.24: “... quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus!”. Há na Bíblia vários relatos de pessoas ricas que serviram e seguiram a Jesus.No entanto, o que Jesus deixa evidente no texto, é o apego exagerado às riquezas, do jovem, com a adição de uma atitude egoísta, pois o mesmo “... pesaroso desta palavra [de Jesus], retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades”.
O apóstolo Paulo não fala que o dinheiro é a raiz de todos os males, mas sim, o amor ao dinheiro: “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores” (1 Tm 6.10). A lição que Jesus quis dar, é que o ser humano deve se deleitar dos seus bens em conformidade com a vontade divina, para não se tornar escravo de suas posses e abandonar o seu próximo. “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom” (Mt 6.24).
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otimo postagem
ResponderExcluirmuito bom mesmo!!!
ResponderExcluirO CAMILO SE UMILDEMENTE FICA DE JOELHOS;O RICO NÃO GOSTA DE SE HUMILHAR
ResponderExcluirQuando se referem às entradas em Jerusalém eu acho uma boa interpretação, mas quando se referem à uma agulha eu acho excelente a interpretação pois se refere a algo completamente impossível e que só é solucionado se o cidadão verdadeiramente se render aos pés de Cristo renunciando às riquezas
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