terça-feira, 27 de setembro de 2011

OS " UNGIDOS " SÃO MESMO INTOCÁVEIS ?



A frase bíblica “Não toqueis nos meus ungidos” (Sl 105.15) tem sido empregada para os mais variados fins. Maus obreiros, falsos profetas, adoradores-ídolos e até políticos “evangélicos” se valem dela para ameaçar seus críticos. Crentes mal-orientados usam-na para defender o seu “ungido”, mesmo que ele defenda abertamente o aborto. E outros ainda a empregam para reforçar a ideia de que não cabe aos servos de Deus julgar ou criticar heresias e práticas antibíblicas.

Quando examinamos os contextos literário e histórico-cultural da frase acima, vemos que ela está longe de ser uma regra geral. Uma leitura atenta do Salmo 105 não nos deixa em dúvida: os ungidos mencionados são os patriarcas Abraão, Isaque, Jacó (Israel) e José (vv.9-17). Ademais, o título “ungido do Senhor” refere-se tipicamente, no Antigo Testamento, aos reis de Israel (1 Rs 12.3-5; 24.6-10; 26.9-23; Sl 20.6; Lm 4.20) e aos patriarcas, em geral (1 Cr 16.15-22).

Embora a frase não encerre um princípio geral, podemos, por analogia, afirmar que Deus, na atualidade, protege os seus ungidos assim como cuidou dos seus servos mencionados no Salmo 105. Mesmo assim, não devemos presumir que todas as pessoas que se dizem ungidas de fato o sejam. Lembre-se do que o Senhor Jesus disse acerca dos “ungidos”: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mt 7.21).

É claro que a Bíblia apoia e esposa o pensamento de que o Senhor cuida dos seus servos e os protege (1 Pe 5.7; Sl 34.7). Mas isso se aplica aos que verdadeiramente são ungidos, e não aos que parecem, pensam ou dizem sê-lo (Mt 23.25-28; Ap 3.1; 2.20-22). Afinal, “O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade” (2 Tm 2.19).

Quando Paulo andou na terra, havia muitos “ungidos” ou que aparentavam ter a unção de Deus (2 Co 11.1-15; Tt 1.1-16). O imitador de Cristo nunca se impressionou com a aparência deles (Cl 2.18,23). Por isso, afirmou: “E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me comunicaram” (Gl 2.6).

Aparência, popularidade, eloquência, títulos, status, anos de ministério, quantidade de votos obtidos... Nada disso denota que alguém esteja sob a unção de Deus e imune à contestação à luz da Palavra de Deus. Muitos enganadores, ao serem questionados quanto às suas pregações e práticas antibíblicas, têm citado a frase em análise, além do episódio em que Davi não quis tocar no desviado rei Saul, que fora ungido pelo Senhor (1 Sm 24.1-6). Mas a atitude de Davi não denota que ele tenha aprovado as más obras daquele monarca.

Se alguém, à semelhança de Saul, foi um dia ungido por Deus, não cabe a nós matá-lo espiritualmente, condená-lo ao Inferno. Entretanto, isso não significa que devamos silenciar ou concordar com todos os seus desvios do Evangelho (Fp 1.16; Tt 1.10,11). O próprio Jônatas reconheceu que seu pai turbara a terra; e, por essa razão, descumpriu, acertadamente, as suas ordens (1 Sm 14.24-29).

O texto de Salmos 105.15 não proíbe o juízo de valor, o questionamento, o exame, a crítica, a análise bíblica de ensinamentos e práticas de líderes, pregadores, milagreiros, cantores, etc. Até porque o sentido de “toqueis” e “maltrateis” é exclusivamente quanto à inflição de dano físico.

É curioso como certos “ungidos”, ao mesmo tempo que citam o aludido bordão em sua defesa — quando as suas práticas e pregações são questionadas —, partem para o ataque, fazendo todo tipo de ameaças. O show-man (e não pregador, como muitos pensam) Benny Hinn, por exemplo, verberou: “Vocês estão me atacando no rádio todas as noites — vocês pagarão e suas crianças também. Ouçam isto dos lábios dum servo de Deus. Vocês estão em perigo. Arrependam-se! Ou o Deus Altíssimo moverá sua mão. Não toqueis nos meus ungidos...” (citado em Cristianismo em Crise, CPAD, p.376).

Quem são os verdadeiros ungidos, que, mesmo não se valendo da frase citada, têm de fato a proteção divina, até que cumpram a sua vontade? São os representantes de Deus que, tendo recebido a unção do Santo (1 Jo 2.20-27), preservam a pureza de caráter e a sã doutrina (Tt 1.7-9; 2.7,8; 2 Co 4.2; 1 Tm 6.3,4). Quem não passa no teste bíblico do caráter e da doutrina está, sim, sujeito a críticas e questionamentos (1 Tm 4.12,16).

Infelizmente, muitos líderes, pregadores, cantores e crentes em geral, considerando-se ungidos ou profetas, escondem-se atrás do bordão em análise, mentem e cometem todo tipo de pecado, além de torcerem a Palavra de Deus. Caso não se arrependam, serão réus naquele grande Dia! Os seus fabulosos currículos — “profetizamos”, “expulsamos”, “fizemos” — não os livrarão do juízo (Mt 7.21-23).

Portanto, que jamais aceitemos passivamente as heresias de perdição propagadas por pseudo-ungidos, que insistem em permanecer no erro (At 20.29; 2 Pe 2.1; 1 Tm 1.3,4; 4.16; 2 Tm 1.13,14; Tt 1.9; 2.1). Mas respeitemos os verdadeiros ungidos (Hb 13.17), que amam o Senhor e sua Santa Palavra, os quais são dádivas à sua Igreja (Ef 4.11-16). Quanto aos que, diante do exposto, preferirem continuar dizendo — presunçosamente e sem nenhuma reflexão — “Não toqueis nos meus ungidos”, dedico-lhes outro enunciado bíblico: “Não ultrapasseis o que está escrito” (1 Co 4.6, ARA). Caso queiram aplicar a si mesmos a primeira frase, que cumpram antes a segunda!

Ciro Sanches Zibordi

FONTE:BLOG CIRO

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PREGADORES QUE PREGAM PALHA !




Pregadores que pregam palha!


O meu amigo Judiclay Santos, costuma dizer que existem pregadores que só pregam palha. Pois é, infelizmente eu sou obrigado a concordar com ele, mesmo porque, a quantidade de pastores que só falam "abobrinha" não está no mapa.

Lamentavelmente, do Oiaopoque ao Chuí o que mais vemos são pregadores despreparados assumindo os púlpitos de suas igrejas. Na verdade, ouso afirmar que encontrar um bom pregador cuja teologia seja saudável é quase uma missão hercúlea. Confesso que estou cansado de ouvir pregações vazias, superficiais, materialistas, humanistas e triunfalistas, de gente que contraria totalmente o ensino bíblico.

Infelizmente o que mais se ouve em nossos púlpitos é "você vai obter vitória", "Você é um vencedor", "tome posse da bênção", "Use a palavra para trazer à existência as coisas que não existem", "determine, decrete, diga para o irmão que está ao seu lado e bla, blá, blá..."

Caro leitor, confesso a você que eu não tenho mais paciência para ouvir pregações deste tipo. Sinceramente não dá para engolir as baboseiras pregadas pelos profeteiros de GEZUIZ. Lamentavelmente a Igreja deixou de ser a comunidade da Palavra para ser a comunidade do oba-oba! Triste não?

Pois é, sem sombra de dúvidas vivemos dias complicadíssimos não é verdade?

Isto posto, mais do que nunca precisamos rogar ao Senhor que tenha misericórdia da sua igreja colocando no coração dos pregadores o desejo de ser profundo em seus sermões, além é claro, de glorificar a Deus através da plena exposição das Escrituras Sagradas!

Pense nisso!

Renato Vargens

domingo, 25 de setembro de 2011

A CRUZ DE CRISTO E SUAS DIMENSÕES



AS QUATRO DIMENSÕES DA CRUZ
(Cl.1:20)

Introdução: a rude Cruz se erigiu e a sua mensagem tornou-se eterna. Como uma cruz aponta para varias direções, isto é, para cima, para baixo, para os lados, assim a mensagem da cruz de CRISTO é dirigida para todas as direções:

I-A CRUZ APONTA PARA BAIXO: Ela proclama a vitoria de CRISTO sobre o Diabo. Realmente a cabeça da serpente foi ferida (Gn.3:15). Satanás foi despojado da sua posição (Cl.2:14,15).

II-A CRUZ APONTA PARA CIMA: É a mensagem de DEUS dizendo que o mundo agora está reconciliado com ELE (II.Co.5:19). E que a obra que CRISTO veio realizar está consumada (Jo.19:30). Agora DEUS está conosco (Mt.1:23).

III-A CRUZ ESTENDE SEUS BRAÇOS (PARE!): O que deve para diante da Cruz? A)diz a Bíblia: “o fim da lei é CRISTO para justiça de todo aquele que nele crer.” (Rm.10:04); “A lei no sérvio de Aio para nos conduzir a CRISTO.” (Gl.3:24)

IV-OS BRAÇOS DA CRUZ SE ESTENDEM COMO OS BRAÇOS DO PERDÃO DE DEUS Braços que agora estão abertos para receber a todos (Rm.10:21;I.Ts.1:18).

PREGADO NO DOMINGO 25 DE SETEMBRO DE 2011 NA CONGª VALE DA BENÇÃO...

sábado, 24 de setembro de 2011

CONHECENDO A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO.....




A DOUTRINA ESPÍRITO SANTO

REFERÊNCIA: ATOS 1.8

AULA BÍBLICA MINISTRADA NO DEPARTAMENTO DO DISCIPULADO DIA 18 DE SETEMBRO DE 2011
INTRODUÇÃO
A doutrina sobre o Espírito Santo é um dos pilares do verdadeiro cristianismo.Na teologia, essa doutrina é chamada de pneumatologia ou paracletologia, por ser a disciplina cujo objetivo é o estudo sistématico do Espírito Santo, seus dons, seu ministério e sua origem.
O Espírito Santo é mencionado no Velho Testamento 86 vezes; no Novo Testamento 281 vezes, e só no livro de Atos, 57 vezes.

I. QUEM É ESPÍRITO SANTO ?

O Espírito Santo é a terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Ele aparece pela primeira vez nas Escrituras em Gênesis 1.2, e daí em diante sua presença é proemi-nente em ambos os Testamentos. O vocábulo que dá sentido ao seu nome é o grego pneuma, vindo da raiz hebraica ruach.
O termo “ espírito”, tanto no hebraico, rûah, como no grego, pneuma,denota primariamente “ vento”, “ respiração” e, especialmente, “ espírito” que, assim como vento, é invisível, material e poderoso.Mas a palavra rûah e pneuma podem referir-se também ao espírito humano, aos anjos e a Deus.Quando se refere a Deus, tanto “ ruach como “ pneuma” tem conotação especial, porque Ele é o “ Espírito Eterno”(Hb 9.14).

I. AS EVIDÊNCIAS BÍBLICAS DA DIVINDADE DO ESPÍRITO SANTO.

O Espírito Santo possui atributos divinos:

 ETERNIDADE – Ele é eterno ( Hb 9.14).
 ONIPRESENÇA –Ele está presente em todo lugar (Sl 139.7-10).
 ONIPOTÊNCIA – Ele tem pleno poder sobre todos as coisas(Sl 104.30; Lc 1.35).
 ONISCIÊNCIA – Ele conhece tudo ( 1Co 2.10,11).

Incontestavelmente, o Espírito Santo é Deus!!!

II. AS EVIDÊNCIAS BÍBLICAS DA PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO.

O téologo Antonio Giberto define personalidade: “ É o conjunto de atributos de várias categorias que caracterizam uma pessoa..”
O colunista de uma conceituada revista apologética, apresentou em seu artigo sobre o Espírito - 3 atributos que revelam uma personalidade: o intelecto, a vontade e o sentimento.

Na primorosa obra Veradades Pentecostais do mestre Antonio Gilberto assevera que: “ No Espírito Santo vemos essa triplicidade de atributos da personalidade, a saber:
• INTELECTO –“ ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus” ( 1 Co 2.11).
• VONTADE –“[ O Espírito] repartindo particularmente a cada um como quer”( 1Co 12.11)= “ a intenção do Espírito”( Rm 8.27).

• SENSIBILIDADE –“ E não intristeçais o Espírito Santo de Deus”(Ef 4.30).

1. ATIVIDADES DOS ESPÍRITO SANTO QUE EVIDÊNCIA SUA DIVINDADE:

 O Espírito revela ( 2 Pe 1.21).
 O Espírito ensina ( Jo 14.26).
 O Espírito testemunha ( Gl 4.6).
 O Espírito intercede( Rm 8.26).
 O Espírito fala ( Ap 2.7).


2. AS 3 DIMENSÕES DA OPERAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NA VIDA DO HOMEM( Jo 16.8-10).
a. Na esfera da MENTE – O Espírito opera no intelecto humano.
b. Na esfera do SENTIMENTO – O Espírito procura sensibilizar o pecador.
c. Na esfera da VONTADE – O Espírito Santo desperta o desejo da decisão por Cristo.


III. A PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO EM SEUS PRONOMES.

Além dos nomes e títulos conferidos ao Espírito Santo são também usados pronomes pessoais, para que a imagi¬nação humana possa concebê-lo como realmente é.
Os escritores do Antigo e do Novo Testamento e mi¬lhões de outras testemunhas afirmam a existência real do Espírito Santo, como sendo de fato uma Pessoa.
É impossível que milhões de pessoas tenham combi¬nado mentir por uma extensão de séculos. Todas elas, desde os mais remotos tempos, têm afirmado a mesma coisa: o Espírito Santo existe, e é uma Pessoa real. Com efeito, fosse Ele uma simples influência, sopro ou vento, os milhões de depoimentos se teriam desfeito em contra¬dições.

Ele é, como já vimos, a terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Em toda a extensão do Novo Testamento, que marca exatamente a era do Espírito em sua plenitude, faz-se alusão a Ele em termos coloquiais, como "esse" (e não isso) e "aquele" (e não aquilo).

Os pronomes e apelativos são largamente usados para descrever sua existência e personalidade:
EU - "E, pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito Santo: Eis que três varões te buscam. Levanta-te pois, e desce, e vai com ele, não duvidando; porque eu os enviei" (At 10.19,20).

ELE - "E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo" (Jo 16.8).

AQUELE - "Mas aquele Consolador, o Espírito San¬to, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito" (Jo 14.26).

OUTRO - "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre" (Jo 14.16).

ESSE - "O Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas" (Jo 14.26).


DIAC. JANAILSON SALES ARAÚJO

terça-feira, 20 de setembro de 2011

BENNY HINN UM REFERECIAL DE HERESIAS




Diante dos últimos acontecimentos do “mundo gospel” e considerando que Benny Hinn foi citado como um referencial por certo telepregador (não me pergunte o nome dele!), resolvi republicar a minha postagem mais acessada desde 2008. A minha intenção, ao fazer isso, é mostrar porque é perigoso adotar o “cair no poder” como um dos elementos do culto a Deus e considerar o aludido show-man como um modelo.

Não há no mundo todo um conferencista (conferencista?) tão famoso quanto Benny Hinn. É ele um profeta de Deus, um pregador da Palavra? Ou um falso profeta, um animador e manipulador de auditórios? Suas pregações costumam ter conteúdo evangelístico? Enfocam o nome de Jesus? Como se sabe, o ponto alto de suas ministrações são algumas manifestações estranhas, que ocorrem, segundo ele, devido à “nova unção” que está sobre a sua vida.

As opiniões sobre a “nova unção” propagada por Hinn são divergentes. Alguns, afirmando que não se pode limitar o poder de Deus, a defendem com veemência. Outros consideram a cena de uma pessoa caída ao chão ou rolando pelo piso de um templo, no mínimo, grotesca. O assunto é polêmico e, por isso, deve ser abordado de maneira franca, objetiva e à luz da Palavra de Deus.


Benny Hinn e o “cair no Espírito”


As argumentações “bíblicas” para se defender o “cair no Espírito” são as seguintes, resumidamente: “Em Gênesis 2.21, Deus fez Adão dormir. Por que ele não faria, hoje, o crente dormir, ao ser cheio do poder? Da mesma forma, Abraão ouviu Deus falar quando estava em profundo sono (Gn 15.12). Finalmente, Daniel, Saulo e João caíram pelo poder do Senhor (Dn 10.8,9; At 9.4-8; Ap 1.17)”.

No primeiro exemplo, Deus fez Adão dormir para formar a mulher (Gn 2.22). No caso de Abraão, o sono não foi proveniente de Deus. Ele estava cansado, depois de ficar em pé aguardando uma resposta do Senhor, que veio por meio de uma tocha de fogo (Gn 15.13-21). Nenhum dos episódios, pois, fornece base para o “cair no Espírito”. Aliás, há também exemplos negativos, como o do dorminhoco Êutico (At 20.9), que inclusive estava em um culto...

As experiências de Daniel, Saulo e João também não proporcionam bons argumentos aos defensores da “nova unção”. Daniel contemplou uma grande visão, depois de jejuar durante três semanas (Dn 10.1-3). Paulo viu uma forte luz, que cegou os seus olhos (At 9.8,9). E João viu Jesus em sua glória (Ap 1.10-18). Nessas circunstâncias, seria mesmo impossível permanecer de pé. Mas eles não perderam a consciência, tampouco foram derrubados.

Eles caíram por não suportarem a glória do Senhor. Mas as suas quedas foram casos específicos, e não exemplares. Segue-se que os argumentos, baseados nos textos empregados para defender o “cair no Espírito”, são inconsistentes. E, por isso, é importante ver o outro lado da moeda (nota: há outras passagens, analisadas por este editor de blog em outro artigo, publicado no último dia 15, as quais também são usadas indevidamente na tentativa de abonar a manifestação em apreço).

Segundo a Bíblia, Deus nos quer de pé (Ez 2.1; 11.1; Mc 10.49; Ef 5.14). Em contraposição, quem gosta de lançar as pessoas ao chão é o Diabo (Mc 9.17-27; Lc 4.35). Jesus e seus apóstolos nunca impuseram as mãos sobre pessoas para levá-las ao chão.

A prática da “queda espiritual” já está ocorrendo em muitas igrejas. Curiosamente, alguns “ministradores” de tal prática, como este articulista já presenciou, seguram as pessoas com uma das mãos na testa e a outra na parte inferior das costas, tornando a queda inevitável. Ora, se a pessoa cai de poder, por que forçar a sua queda? E sempre há obreiros para ampará-las...

Em seu livro Evangélicos em Crise, Paulo Romeiro combate essa novidade: “O programa Fantástico, da Rede Globo, levou ao ar uma reportagem no dia 16 de abril de 1995 em que mostrou o desenrolar de um culto na igreja Vineyard, de Toronto. As cenas foram grotescas. As pessoas riam histérica e descontroladamente enquanto rolavam no carpete. Um homem se arrastava pelo chão, urrando como um leão” (Mundo Cristão, p. 80).

Quanto ao “urro do leão” e à “unção do riso”, Romeiro esclarece: “Alguns citam Isaías 5.29 para defender o urro (...) Mas aqui é uma metáfora (...) As pessoas que usam Isaías 5.29 para defender o urro do leão usariam também Isaías 40.31, ‘sobem com asas como águias’, literalmente para tentar sair voando? (...) Para justificar a ‘unção do riso sagrado’, seus defensores citam Gênesis 18.12, em que Sara riu (...) Entretanto, esta passagem nada tem a ver com gargalhada santa. Além disso, Sara riu de incredulidade, uma atitude nada recomendável para o cristão” (idem, pp. 80,81).

Na verdade, tanto o “cair no Espírito” quanto a “unção do riso” são práticas importadas da América do Norte, especialmente dos EUA. Elas foram propagandeadas no Brasil por pregadores show-men (o plural de man é men) como Benny Hinn, recordista em vendagem de livros, que já esteve em terras brasileiras algumas vezes, “ministrando milagres” através de “sopros santos”. Hinn, pastor do Centro Cristão de Orlando, na Flórida (EUA), leva inúmeras pessoas a caírem ao chão supostamente pelo poder de Deus.


Conheça Benny Hinn


Muitos crentes, por não conhecerem toda a verdade acerca de Benny Hinn, consideram-no um verdadeiro deus. Os fatos descritos abaixo são duras realidades, mas devem ser levados em consideração por aqueles que, cegamente, têm seguido aos ensinamentos de Benny Hinn:

1) Ele declarou que Jesus “... assumiu a natureza de Satanás, para que todos quantos tinham a natureza de Satanás pudessem participar da natureza de Deus”. Esta declaração blasfema é citada no excelente trabalho crítico de Hank Hanegraaff, Cristianismo em Crise, editado pela CPAD (p. 166).

2) Afirmou que o Espírito Santo lhe revelou que as mulheres foram originalmente criadas para dar à luz pelo lado. Todavia, por causa do pecado, passaram a dar à luz pela parte mais baixa de seu corpo (idem, p. 373).

3) Ensina que o homem é um pequeno deus. E afirmou: “Eu sou ‘um pequeno messias’ caminhando sobre a Terra” (idem, p. 119).

4) Afirmou que o homem, em princípio, voava da mesma forma que os pássaros. Segundo ele, Adão podia voar até à lua pela sua própria vontade: “Adão era um superser (...) costumava voar. Naturalmente, como poderia ter domínio sobre as aves, sem ser capaz de fazer o que elas fazem?” (idem, p. 128).

5) Hinn costuma visitar os túmulos de duas santas mulheres, Kathry Kuhlman e Aimee S. McPherson, para receber a “unção” que flui de seus ossos (idem, p. 373).

6) Em seu livro Good Morning, Holy Spirit (p. 56), Hinn afirma que, em uma de suas supostas conversas com o Espírito Santo, o Consolador teria implorado para que ele ficasse em sua presença: “Hinn, por favor, mais cinco minutos; apenas mais cinco minutos”.

7) Ele ensina que a Trindade é composta de nove pessoas, pois o Pai, o Filho e o Espírito Santo possuem, cada um, espírito, alma e corpo (Cristianismo em Crise, p. 375).

8) Ao ser criticado, disse que gostaria de ter “uma arma do Espírito” para explodir a cabeça de seus críticos. Além disso, profere palavras funestas contra aqueles que refutam suas heresias. As ameaças abaixo, extraídas do livro supracitado (p. 376), foram dirigidas ao Instituto Cristão de Pesquisas dos EUA:

“Agora eu estou apontando meu dedo para vocês com o tremendo poder de Deus sobre mim... Ouçam isto! Existem homens e mulheres no sul da Califórnia me atacando. É sob a unção que lhes falo agora. Vocês colherão o que estão semeando em suas próprias crianças se não pararem... E seus filhos e filhas sofrerão” (...)
“Vocês estão me atacando no rádio todas as noites — vocês pagarão e suas crianças também. Ouçam isto dos lábios dum servo de Deus. Vocês estão em perigo. Arrependam-se! Ou o Deus Altíssimo moverá a sua mão. Não toqueis nos meus ungidos...”

9) Hinn concordou em tirar alguns erros do livro Good Morning, Holy Spirit (Bom Dia, Espírito Santo), depois de uma conversa com Hank Hanegraaff (presidente do ICP dos EUA), em 1990. No ano seguinte, admitiu seus erros e prometeu fazer alterações em seus escritos. Entretanto, depois de algumas semanas, retornou às suas velhas práticas (idem, p. 375).

10) Defendendo a teologia da prosperidade, a qual ensina que a pobreza é uma maldição, afirmou que Jó era carnal e mau (idem, p. 103), ignorando o enfático testemunho de Deus acerca de seu servo: “Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero e reto, temente a Deus, e desviando-se do mal”, Jó 1.8.

11) Defensor da falaciosa confissão positiva, declarou: “Nunca, jamais, em tempo algum, vão ao Senhor e digam: ‘Se for da tua vontade...’ Não permitam que essas palavras destruidoras da fé saiam da boca de vocês”. (idem, p. 295). Hinn ignora o fato de o próprio Cristo ter ensinado e empregado tal forma de oração (Mt 6.10; 26.39).

Diante do exposto, é Benny Hinn um profeta de Deus? Antes de responder a essa pergunta, leia Mateus 7.15-23. Bem, agora é com você: reflita e responda, com toda sinceridade e imparcialidade, à pergunta em apreço.


Ciro Sanches Zibordi

FONTE: BLOG DO CIRO

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

CONHECENDO A BÍBLIA





CONHECENDO A BÍBLIA
TEXTO-BÁSICO: SL 119.105
MINISTRADO NA 2ª ASSEMBLÉIA GERAL DO DISCIPULADO ARÉA 2ª MONTE HOREBE.


INTRODUÇÃO

É através da Bíblia que o Senhor se dá a conhecer aos homens.Somente Ela tem respostas satisfatórias ás indagações da humanidade na busca de Deus.Ninguém permanecerá vivo espiritualmente, se não se alimentar, lendo as Escrituras.Para crescer na graça e no conhecimento de Deus é necessário,não apenas ler, memorizar e estudar as Sagradas Letras, mas ter diariamente um momento de meditação na Palavra de Deus.

I. CONHECENDO A ORIGEM DA BÍBLIA( Êx 17.14;24.7).

Tudo começou com a revelação verbal de Deus.Desde de Adão até Moisés, passaram se 2.500 anos aproximadamente.A revelação verbal de Deus foi transmitida inicialmente por Adão, que viveu 930 anos, este passou ás gerações seguintes até chegar a Moisés.Não há evidência de que houvesse alguma revelação escrita antes de Moisés, por isto Deus lhe ordenou: “ Escreve isto para memorial num livro!”

1. O CONHECIMENTO DA BÍBLIA COMO LIVRO MAS ANTIGO.
A Bíblia é um livro mas antigo.Os livros antigos tinham a forma de rolos(Jr 36.2). Eram feitos de papiro ou pergaminho.
O papiro é uma planta aquática que cresce junto a rios, lagos e banhados, no Oriente Pròximo, cuja entrecasca servia para escrever.
Este material gráfico é mencionado muitas vezes na Bíblia, exemplos: Êxodo 2.3; Jó 8.11; Isaías 18.2
A Bíblia foi originalmente escrita em forma de rolo, sendo cada livro um rolo.Assim, vemos, que, a princípio, os livros sagrados não estavam unidos uns aos outros como temos agora em nossas Bíblias.


O que tornou isso possível foi a invenção do papel no Século II,pelos chineses, bem como a do prelo, tipos móveis, inventada em 1450, pelo alemão Gutemberg.
2. CONHECENDO A BIBLIOTECA DIVINA – A BÍBLIA .
A Bíblia é uma verdadeira biblioteca divina inspirada por Deus trazendo todo conselho de Deus ao homem que se perdeu no Éden.Desde o Gênesis até o Apocalipse passaram-se 1 600 anos para ser escrita.
40 homens foram usados por Deus para produzir o livro mas publicado, e mas lido, em todo mundo.A Bíblia já foi escrita em mais de 1 600 línguas e dialentos.Porém há mais de 4.000 línguas em que a mesma ainda não foi traduzida.
Esses 40 homens não formaram uma comissão especial para produzir juntos uma Bíblia.Pelo contrário, a maioria dos autores nem ao menos se conheceu e nem planejou formar uma coleção de 66 livros, que mais tarde foi chamado Bíblia.

3. CONHECENDO O VOCÁBULO “ BÍBLIA “

Em sua primorosa obra A Bíblia Através dos Séculos, do mestre Antonio Gilberto assevera que o vocábulo “ Bíblia” não se acha no texto Sagrada.
Vem do grego, a língua original do Novo Testamento.
É derivado do nome que os gregos davam á folha de papiro preparada para a escrita – “ bíblia”. Portanto, literalmente, a palavra bíblia quer dizer “ coleção de livros pequenos”.
Com a invenção do papel, desapareceram os rolos, e a palavra biblios deu origem a “ livros”, como se vê em biblioteca, bibliografia, etc.É consenso geral entre os doutos no assunto que o nome Bíblia foi primeiramente aplicado ás Sagradas Escrituras por João Crisóstomo, patriarca de Constantinopla, no Século IV.


4. CONHECENDO OS NOMES MAIS COMUNS QUE BÍBLIA DÁ DE SI MESMA, ISTO É, OS SEUS NOMES CANÔNICOS, SÃO:

• Escrituras ( Mt 21.42).
• Sagradas Escrituras ( Rm 1.2)
• Livro do Senhor ( Is 34.16)
• A Palavra de Deus ( Mc 7.13;Hb 4.12).
• Os Oráculos de Deus ( Rm 3.2).


II. CONHECENDO A ESTRUTURA DA BÍBLIA.

Bíblia divide-se em duas partes principais: ANTIGO & NOVO TESTAMENTO, tendo ao todo 66 livros: sendo 39 no AT e 27 no NT.
A Bíblia contém: Aproximadamente dependendo da tradução 3.566.480 letras, 773.693 palavras, 1.189 capítulos e 31.173 versículos, e. Para sua leitura completa, são necessárias 49 horas, a saber, 38 horas para a leitura do Velho Testamento e 11 horas para a do Novo Testamento. Para lê-la de forma audível, e compreensiva em velocidade normal de fala, são necessárias cerca de 70 horas. Se você deseja lê-la em 1 ano, é necessário ler 4 capítulos por dia durante todo o ano.
a. CONHECENDO A ESTRUTURA DO ANTIGO TESTAMENTO
O Antigo Testamento tem 39 livros, e foi escrito originalmente em hebraico.Seus 39 livros estão classificados em 4 grupos : LEI, HISTÓRIA,POESIA,PROFECIA.O AT tem 929 capítulos e 23.214 versículos.
Vejamos os livros por cada grupo.
• LEI. São 5 livros: Gênensis a Deuteronômio.São comumente chamados o Pentateuco.
• HISTÓRIA. São 12 livros: de Josué a Ester.
• POESIA. São 5 livros: Jó, Salmos,Provérbios,Eclesiastes e Cantares de Salomão.
• PROFETA MENORES. São 12 livros desde Oséias até Malaquias.
• PROFETAS MAIORES. São 5 livros: Isaías,Jeremias,Lamentações,Ezequiel e Daniel.


b. CONHECENDO A ESTRUTURA DO NOVO TESTAMENTO.

Tem 27 livros.Foi escrito em grego; não no grego clássico dos eruditos,mas no do povo comum, chamado Koiné.
Seus 27 livros também estão classificados em 4 grupos : BIOGRAFIA,HISTÓRIA, EPÍSTOLAS, PROFECIA.O terceiro grupo é também chamado DOUTRINA.O NT tem 260 capítulos e 7.959 versículos.
Vejamos os livros por cada grupo:
 BIOGRAFIA. São os 4 Evangelhos.
 HISTÓRIA. É o livro de Atos dos Apóstolos.
 EPÍSTOLAS. São 21 as espístolas ou cartas.Vão de Romanos a Judas. Contêm a doutrina da Igreja.
 PROFECIA.É o livro de Apocalipse ou Revelação.


Dic. Janailson Sales Araújo.
Lago da Pedra, sábado 3 de setembro de 2011
Departamento do Discipulado aréa 2: Vale da Benção,Monte Horebe,Samaria.

BIBLIOGRAFIA
• Gilberto,Antonio.A Bíblia Através dos Séculos ( CPAD), p.17 á 22.
• Renovato, Elinaldo. Deus e a Bíblia ( CPAD), p. 139.
• Cabral,Elienai.A Bíblia,Sua Estrutura e Mensagem. Lições Bíblicas,Maturidade Cristã 2ªTri.1991 (CPAD),p.4 á 5.
• Oliveira,Raimundo.A Bíblia como livro.Lições Bíblicas.Rio de Janeiro: CPAD,p.11.4 Trimestre de1986.
• Bíblicas,Lições: Discipulado. Conhecendo a Bíblia (CPAD),p.4.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

SAUL - O FIM DE UM HOMEM QUE PERDE A PRESENÇA DE DEUS




SAUL- O FIM DE UM HOMEM QUE PERDE A PRESENÇA DE DEUS.
TEXTO-BÁSICO: 1 SM 28.15; 16.14

PREGADO NA QUARTA-FEIRA 14 DE SETEMBRO DE 2011 CONGª VALE DA BENÇÃO

INTRODUÇÃO

Saul é um retrato trágico do cristão que perde a santa presença de Deus.Se os cristãos levassem a sério a experiência de Saul, ele clamariam ao Senhor como fez Davi: “ Cria em mim, ó Deus, um coração puro...não retires de mim o teu Santo Espírito!(Sl 51.10,11; 1Sm 18.12).

Há 3 evidências terríveis de quem perde a presença de Deus:

1. ESPÍRITO DE MELANCOLIA OU DEPRIMIDO( 1 Sm 16.14;18.12).
O Espírito de Deus retirou-se de Saul por que ele recusou a obedecer á ordem do Senhor( 1Sm 13.14).Não há nada pior que se possa dizer de um filho de Deus do que “ a presença do Senhor se retirou dele”
Então caiu sobre ele um espírito de inveja de ciúmes, ele se tornou inseguro.
O original hebraico diz: “ O espírito de melancolia enviado por Deus sobre Saul, e ele fingiu profetizar dentro de casa...” A palavra é realmente “ Fúria” Saul andava pela casa, furioso, quebrando as coisas num acesso de raiva.Parecia um louco!
No lugar da presença de Deus vem a desesperança, o vazio, e isso causa repetina irritação, acessos de mau humor, ciúmes, inveja e medo.


2. CONFISSÕES FREQUENTES SEM QUE HAJA MUNDAÇA DE CORAÇÃO ( 1 SM 15.24,30;24.17; 26.21).

Saul estava sempre confessando, sempre dizendo: “ Pequei! Sinto muito! Saul arrependeu-se de novo no auteiro de Haquilá depois que Davi entrou sorrateiramente no acampamento enquanto guarda-costas de Saul dormia e furtou a lança de Saul e a botija de água.Então Saul gritou: “ Pequei.Volta, meu filho Davi, não tornarei a fazer-te mal”(1Sm 26.21).Mas o coração de Saul nunca mudou na realidade.

3. A FALTA DA PRESENÇA DE DEUS NA VIDA DE SAUL É MARCADA PELA CONFUSÃO, SEM ORIENTAÇÃO, SEM NENHUMA PALAVRA DA PARTE DE DEUS( 1 Sm 28:5-20).

. Uma das mais tristes passagens da Bíblia relata como Saul buscou conselho da feiticeira de En-Dor porque Deus se havia recusado a responder-lhe (veja 1 Samuel 28:5-20). Ouça as palavras tenebrosas de Saul: "Deus se tem desviado de mim, e já não me responde" (v. 15). Este é o triste sinal do cristão que perdeu a presença de Deus. Ele caminha em confusão e aflição, andando daqui para lá rogando uma palavra da parte de Deus, até mesmo consultando horóscopos e astrólogos, qualquer coisa ou qualquer pessoa que alegue ser profética.


Diac Janailson Sales Araújo
Lago da Pedra – MA

BIBLIOGRAFIA: DAVID, WILKERSON. EXORTA A IGREJA – Um chamado á obediência e á humildade ( VIDA).

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

VENDE-SE .....




Todos nós já vimos uma tabuleta com esta inscrição por sobre um veículo, nas páginas de um jornal, em frente a uma casa ou terreno, etc., etc. Desde tempos imemoriais o homem compra e vende, vende e compra.
Jesus referiu-se ao excesso de negócios que eram realizados no tempo de Noé, numa antevisão dos últimos dias, os quais certamente já começamos a viver. Compra-se e vende-se por toda parte. Em todos os lugares. Por todos os meios. Para todas as pessoas. Em todo o tempo. Existem algumas coisas que nunca deveríamos comprar. Outras, que jamais deveríamos vender. Com certeza, temos tristes lembranças em ambas as direções.
Vizinho ao palácio do rei Acabe, de Samaria, havia um magnífico terreno, que o jizreelita Nabote herdara de seus antepassados e conservava com desvelo. A propriedade situava-se contígua ao palácio do rei, que a observava com frequência. Primeiramente, a observou. Depois, a apreciou. E, finalmente, a cobiçou.
Certo dia o monarca encontrou-se com Nabote e lhe propôs um negócio vantajoso: trocar aquela vinha por uma horta, bem melhor, ou o rei lhe pagaria o preço certo.
Só que não havia uma placa na frente da vinha – VENDE-SE. O jizreelita ignorou as vantagens reais e foi direto ao assunto: Minha vinha não está à venda. Afinal de contas, era uma herança e pessoas sábias não vendem sua herança. Nabote detetou alguns pontos negativos na proposta do rei Acabe.
Número um: a lei mosaica proibia o rei de comprar propriedades particulares.
Número dois: o rei propös trocar uma vinha por uma horta e isso é potencialmente um mau negócio.
Número três: o rei compraria por dinheiro e embora náo dissesse por quanto, Nabote sabia que o dinheiro se vai facilmente, enquanto as heranças são permanentes.
Número quatro: Uma herança que vinha há gerações precisava ser mantida e Nabote certamente pensou em seus filhos e netos, que m ereciam desfrutar daquilo que ele mesmo experimentava.
Quando o rei declarou a Jezabel que Nabote rejeitara sua proposta a ímpia, a temperamental rainha planejou a morte do dono da vinha e levou o rei a dela se apoderar.
Nabote pagou com sua vida o preço de sua fidelidade. Mas Acabe e Jezabel foram punidos por Deus pela tragédia que causaram. Como se usa dizer há séculos, o crime jamais compensa.
Xxxxx
Acabe é um símbolo de Satanás, que náo deseja que os santos filhos de Deus desfrutem a herança que o Pai celestial lhes tem dado.
As vezes o Inimigo propõe a troca da herança e sempre por algo interior. Ou então oferece bastante dinheiro para adquiri-la.
As Escrituras Sagradas são nossa primeira herança. Definitivamente náo podemos substitui-la. Ela é nosso leite, nosso pão, nossa espada, nossa lâmpada, nosso martelo e nosso espelho.
Outra grande herança é nossa salvação. Nada pode ocupar o seu lugar. Ela é totalmente inegociável. Ela nos assegura o direito de entrarmos no Céu e lá vivermos eternamente. Ela alterou nossa condição de miseráveis pecadores e nos conferiu o status de príncipes espirituais.
Nossa herança inclui a fé, o batismo com o Espírito Santo, os dons espirituais e a esperança da volta de Cristo, elementos que náo possuem preço para negociação na Bolsa de (falsos) Valores de Satanás.
Os ministros de Deus não devem negociar sua chamada, nem sua vocação, nem seu ministério. Muitos o compartilham hoje com atividades contrárias à forma de viver dos eleitos de Deus. Outros repartem o tempo devido ao púlpito sagrado com as cadeiras onde se assentam escribas e fariseus modernos.
Nabote náo pode morrer. Precisamos vë-lo e të-lo entre nós. Que Acabe se acabe, e Nabote permaneça. Nossa vinha tem produtos celestiais que a horta de Acabe não cultiva.
Toda a fortuna de Acabe náo é suficiente para comprar um metro de terra da nossa fazenda-herança, que é incorruptivel e incontaminavel e não se pode murchar, como afirma a Escritura.
Povo de Deus, mantenhamo-nos em estado de alerta. Nossa herança não está à venda. Por favor, se alguem encontrar essa placa por aí, ajude a retirá-la.
Cuidemos de guardar para as futuras gerações o que as que nos precederam nos legaram: a bendita herança do Senhor.

Pr Geziel Nunes Gomes

domingo, 11 de setembro de 2011

11 DE SETEMBRO & 10 ANOS DEPOIS......


Entre as 8h46 e as 10h28 do dia 11 de setembro de 2001,dois aviões atingiram o World Trade Center, em Nova York.
Um terceiro foi jogado contra o Pentágano, nos arredores de Washington, e o último caiu em um campo na Pensilvânia.
Morreram 2.993 pessoas e mais de 6.200 ficaram feridas.
O maior ataque terrorista da história resultou na invasão do Afeganistão, na segunda Guerra do Iraque e no que alguns especialistas consideram o início de uma nova era para humanidade, marcada pelo confronto entre o Ocidente cristão e o Islã.
Os irmãos franceses Jules e Thomas Naudet filmavam um documentário sobre o contidiano de bombeiros nas cercanias do World Trade Center.Jules tinha a câmera na mão, apontando para baixo, acompanhando a prospecção de um vazamento de gás.O ruído de um avião que sobrevoava a baixa altitude lhe chamou a atenção.Rapidamente, comandado pela intuição, ele apontou a filmadora para cima e registrou as únicas imagens existentes do voo 11 da American Airlines, um Boeing 767, entrando como um míssil em uma das Torres Gêmeas, a Norte.
O mas ousado ataque terrorista de todos os tempos levava a assinatura do saudita Osama Bin Laden e de sua organização, a Al Qaeda.
Era o ínicio de um século com as cores daquela manhã de terça-feira 11 de setembro, Manhattan – azul e sem nuvens.

11 DE SETEMBRO & E A TRAGÉDIA EM NÚMEROS
Número oficial de mortos no World Trade Center: 2 819
Fragmentos de pele e ossos coletados: 19 858
Número de corpos identificados: 1 102
Número de desaparecidos oficialmente declarados mortos: 1 717
Número de pedestres mortos pela queda de destroços: 10
Policiais mortos: 23
Bombeiros mortos: 343
Faixa etária média das vítimas do atentado: 36 anos
Pessoas resgatadas com vida dos escombros, todas no dia seguinte ao atentado: 18
Número de cães usados nas buscas por sobreviventes: 300
Quantidade de entulho retirada do local: 1,65 milhão de toneladas
Quantidade de aço vendida como sucata: 190 568 toneladas
Área aberta com a remoção do entulho: 64 750 metros quadrados
144 anéis, 437 relógios, 77 colares, 119 brincos e 80 pulseiras foram recolhidos nos escombros, entre
65 000 objetos pessoais
Viagens de caminhões carregados de entulho: 108 444
Duração do incêndio no subsolo: 101 dias
Duração do incêndio no subsolo: 101 dias
Temperatura interna do WTC no incêndio: 1 000 graus
O impacto de cada um dos aviões equivaleu à explosão de 1 000 toneladas de dinamite
As cédulas de dólares recolhidas nos destroços encheram 60 sacos de lixo de 100 litros
Dos cofres do banco NovaScotia, localizados no subsolo do WTC, foram retiradas 3 800 barras de ouro pesando 10,8 toneladas e avaliadas em 110 milhões de dólares e 848 toneladas de lingotes de prata que valem 120 milhões de dólares
Dinheiro incinerado nos cofres do Bank ofAmerica: 11 milhões de dólares
Número estimado de turistas que visitarão o local do atentado em Nova York até o fim do ano: 3,6 milhões
Carros encontrados nas garagens subterrâneas: 1 350
Estimativa de quanto o governo americano gastará com indenizações às famílias dos mortos: de 4 bilhões a 6 bilhões de dólares




Tudo isso já está nos livros de história.Mas o que não está – e que só agora, com os atentados completando 10 anos, começa a ficar claro – são as consequências do 11 de Setembro para o dia a dia da maioria das pessoas, de quem só viu tudo de longe, pela TV.Sim, a queda das Torres Gêmeas provavelmente mudou sua vida para sempre.

DIC JANAILSON SALES ARAÚJO

sábado, 10 de setembro de 2011

VOZ DA VERDADE EM LAGO DA PEDRA - MA ?




Se há uma coisa que eu admiro na vida de qualquer pessoa ou grupo, isso se chama “sinceridade”. E sinceridade é algo que ninguém pode dizer que falta no grupo musical “Voz da Verdade”.

São tão sinceros, que assumem publicamente que não acreditam na doutrina da “trindade” e ponto final! Quem gostar gostou, quem não gostar, que não goste.

Observe as afirmações extraídas diretamente do site do grupo:

“Senti na obrigação de mais uma vez escrever a diferença da doutrina seguida por nós das demais.

Somos monoteístas, isto é cremos NUM SÓ DEUS, UM DEUS ÚNICO. Cremos no PAI, FILHO, ESPIRITO SANTO COMO MINISTÉRIOS ou MANIFESTAÇÕES DE UM DEUS, ou seja Deus é o Pai ( o Criador),veio como Filho (para remissão dos pecados) e como Espirito Santo (consolador que nos conduz a toda verdade), cremos que a salvação é somente através do sangue de Jesus, portanto pregamos Jesus Cristo como único salvador da humanidade, batizamos em nome de Jesus Cristo porque os apóstolos que conviveram com Jesus o faziam, cremos que há poder no nome de Jesus para remissão dos pecados, para expulsar os demônios, curas divinas, falar novas línguas,etc.”

“Então quais são nossas divergências com a trindade,aquela que se prega que há 3 pessoas distintas num Deus, cada qual com sua existência própria. É que este modo de pensar nos leva ao TRITEÍSMO (3 DEUSES) e todos nós sabemos que a Bíblia toda diz DEUS É UM.
De acordo com a Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia de R.N.Champlin, PhD e J.M.Bentes Vol 6 pág.626 a doutrina trinitária NÃO CONTEMPLA PESSOAS DISTINTAS, se assim fosse tudo se reduziria ao Triteísmo.

No entanto a maioria dos que crêem nesta doutrina pregam 3 pessoas distintas,talvez tenham aprendido errado este conceito.

Quero que fique bem claro: cremos no Pai, Filho, Espírito Santo, porque Deus é o Pai,o Filho, o Espírito Santo .

A parte que divergimos é justamente naquela que diz que em Deus há 3 pessoas "distintas" pois a maioria dos crentes aprenderam assim, que tem 3 pessoas separadas uma ao lado da outra, se assim fosse não seria UM só Deus, e Jesus ficaria num segundo plano .E o fato de pregarem que os três têm a mesma natureza , não quer dizer que são UM , passando a idéia de politeísmo e não monoteísmo, pois eu e o meu marido temos a mesma natureza humana e não somos" um" indivíduo.

Não cremos assim pois esta doutrina nos leva ao triteísmo, três Deuses , pois cada pessoa teria uma existência própria, ou seja passam a idéia de que o Pai é um, o Filho é outro e o Espírito Santo é outra pessoa,e todos eles fazem parte de UM DEUS, crêem que o Pai que é Espírito não é o mesmo Espírito Santo, e sim distintos. Neste caso haveria dois Espíritos. Sabemos que a Biblia fala UM só Espírito.Em Deus não há divisão.

A Bíblia não fala Deus são três, (eles dizem que está implícito e não explícito), mas a Biblia fala explicitamente DEUS É UM,ÚNICO DEUS. Se é UM , o certo é crermos que Deus é o Pai, o Filho (já que o Verbo era Deus e o Verbo se fez carne e habitou entre nós) e o mesmo Deus é o Espírito Santo que atua hoje no nosso meio.

O vocábulo trindade foi usado pela primeira vez por Tertuliano, na última década do Século.II DC , mas não encontrou lugar na teologia formal da igreja até o século.IV DC.Ele foi o primeiro teólogo cristão a usar a fórmula trinitária para explicar tentativamente a relação que há entre o PAI, O FILHO, O ESPIRITO SANTO.

Esta doutrina foi firmada no Concílio de Niceia,(séc.IV)que é um concílio reconhecido pela igreja romana católica.A palavra concílio significa assembléia , ajuntamento. No segundo concílio de Nicéia também se decretou que a igreja venerasse ídolos. (Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia -D.N.Champlin,PhD. e J.M.Bentes Vol 4 pág.494) Recebeu uma declaração formal na carta do concilio de Constantinopla em 382 DC(também da igreja católica), onde foi elaborado o credo niceno.Neste concílio foi combatida a doutrina modalista defendida por Sabélio.(que cria em três modos de expressão de um Deus Único).

Após o séc IV a posição trinitária se tornou o padrão da igreja , ainda que periodicamente tivesse sofrido ataques e negações. O principal desse ataque foi o monoteísmo hebreu das escrituras, aquele que é pregado no Velho Testamento, pois a doutrina trinitária dava idéia de 3 Deuses distintos.

Os primitivos cristãos não formularam qualquer "conceito trinitário",eles pregavam Jesus Cristo como Único e suficiente salvador e batizavam em nome de Jesus.

Como então explicar as manifestações de Um único Deus? Resolveram então juntar o monoteísmo com a forma trinitária, pois não se podia descartar a idéia da Biblia que diz UM SÓ DEUS, então pregavam: são 3 pessoas divinas e hoje muitos falam "distintas numa Divindade. Esta idéia que combatemos, pois se pregam a distinção , pregam 3 Deuses, mas não admitem”.

Considerando que o “unicismo” é uma heresia, e que desfaz de uma doutrina cristã ortodoxa e “inegociável” como é a trindade, como se abre as portas de nossas igrejas e eventos, para grupos que defendem e promovem heresias? Vamos abrir também para as Testemunhas de Jeová? Para os Adventistas do Sétimo Dia? Aonde vamos parar?

Manifesto aqui, embora respeite os contrários, meu voto de repúdio em relação a participação do grupo Voz da Verdade, no evento da Marcha para Jesus em Lago da Pedra - MA.

Dic Janailson Sales Araújo

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A LEGÍTIMA E VERDADEIRA INDEPEDÊNCIA DO BRASIL

A LEGÍTIMA E VERDADEIRA INDEPENDÊNCIA




Sete de setembro é nacionalmente comemorado como Dia da nossa Independência.
Nas margens do Ipiranga ainda ressoa o grito histórico que marcou o ropimento político do Brasil com Portugal.
Porém, 189 anos após o brado de “ Independência ou Morte”, cabe-nos fazer aqui algumas considerações.
Somos, de fato, um povo independente? Se realmente o somos, em que aspectos essa independência existe ?
E espiritualmente falando, nosso povo é independente ? A resposta aqui tem que ser taxativa: Não.
O Brasil é um país escravizado pelo Espiritismo,pela Macumba e pelo Candomblé.Nas ruas, nas esquinas, nas praças,em milhares de centros espíritas, tendas e terreiros, e em milhões de lares, impera o satanismo.Consequentemente, o Brasil é escravo de inúmeros crimes e escândalos.
Urge, nesta hora presente, trabalharmos com afinco, a fim de que todos os brasileiros alcancem a liberdade espiritual, á luz do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, o Evangelho redentor, que promove a verdadeira e legítima independência: a de morar eternamente nos céus!
O homem não poderá estar verdadeiramente livre se continuar sendo escravo do pecado, alienado de Deus.A independência total advém quando o ser humano se liberta das trevas e aceita a redenção que Jesus Cristo consumou na cruz do Calvário e selou vitoriosamente com a sua ressurreição.
Procura meu caro leitor, conhecer a Verdade, a Bíblia, e ela te conduzirá á liberdade.O Senhor Jesus disse: “ E conhecereis a Verdade e ela vos libertará”, ( Jo 8.32).
Hoje mesmo ficarás livre do pesado fardo do pecado e poderás cantar como os pássaros livres nas matas.
E nós Paulo exorta: “ Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo vos libertou”.


Dic Janailson Sales Araújo
Dia 7 de setembro de 2011

terça-feira, 6 de setembro de 2011

PODE UM CAMELO PASSAR PELO FUNDO DE UMA AGULHA ?




PODE UM CAMELO PASSAR PELO FUNDO DE UMA AGULHA?

Por Gilson Barbosa

Qual o significado, em Mateus 19.24, sobre a expressão: “um camelo passar pelo fundo de uma agulha?”

“E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus” Mt 19.24

Esta narrativa bíblica também se encontra em Marcos 10.17.22 e Lucas 18.18-23 e conta-nos a história do jovem rico que se encontrou com Jesus e foi logo perguntando: “Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?” Depois de uma rápida conversa e da proposta final de Jesus, a Bíblia diz que o jovem “... retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades”. Ao que Jesus disse, aos discípulos, as palavras do texto supracitado.

Há pelo menos três pensamentos sobre o que significa o texto:

· A indicação de que camelo, no texto, seria uma corda ou cabo.

Alguns manuscritos bíblicos traduziram a expressão Kámelos (animal literal), por Kámilos (corda ou cabo). E os que defendem esta tradução dizem que Kámelos é uma tradução errada do grego original. Entretanto, conforme afirma Russel Norman Champlin (ver bibliografia), essa intenção “... teve por finalidade diminuir a possibilidade do ato”.Esse primeiro significado então é precário, pois, no original não aparece Kámilos, mas, Kámelos.

· A sugestão de que a expressão “agulha” era o nome de uma porta em Jerusalém.

Neste caso, diz um autor franciscano: “Jesus... compara o rico que quer entrar no reino do céu ao camelo que tem de atravessar o fundo de uma agulha... e lembrava o que se via fazerem às portas de Jerusalém os camelos que chegavam de regiões distantes carregados de fardos e preciosidades para entrarem na cidade: tinham de se curvar quase até ao chão ou depor a carga” (SOARES, Ebenézer Ferreira. Dificuldades Bíblicas e outros estudos. Casa Publicadora Batista, 1970). No entanto no original grego agulha, nos textos acima citado, não se refere à porta e nem há exatidão, por parte dos estudiosos, sobre a existência de tal porta em Jerusalém.

· O sentido é literal.

Longe de nós tratarmos a riqueza como algo mal, pois Jesus disse em Marcos 10.24: “... quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus!”. Há na Bíblia vários relatos de pessoas ricas que serviram e seguiram a Jesus.No entanto, o que Jesus deixa evidente no texto, é o apego exagerado às riquezas, do jovem, com a adição de uma atitude egoísta, pois o mesmo “... pesaroso desta palavra [de Jesus], retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades”.

O apóstolo Paulo não fala que o dinheiro é a raiz de todos os males, mas sim, o amor ao dinheiro: “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores” (1 Tm 6.10). A lição que Jesus quis dar, é que o ser humano deve se deleitar dos seus bens em conformidade com a vontade divina, para não se tornar escravo de suas posses e abandonar o seu próximo. “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom” (Mt 6.24).

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

SAIBA O QUE REALMENTE ACONTECEU NO DIA 11 DE SETEMBRO DE 2011.


Você sabe mesmo o que aconteceu em 11 de setembro de 2001?






Começa hoje o mês de setembro, que ficou marcado pelos atentados ao World Trade Center, em Nova York, e ao Pentágono (Ministério da Defesa), em Washington. Muito se falará a respeito daquela manhã de 11 de setembro de 2001.

Em agosto do ano passado, perto do aniversário de 9 anos dos aludidos atentados, tive o privilégio de visitar as duas cidades estadunidenses atingidas pelos terroristas, onde fiz importantes pesquisas para o meu novo livro Erros Escatológicos que os Pregadores Devem Evitar, já entregue à editora. Compartilho aqui uma parte das minhas conclusões.

Na manhã de 11 de setembro de 2001, dezenove terroristas islâmicos embarcaram em quatro voos domésticos na costa leste dos Estados Unidos para promoverem atentados contra edificações em Washington e Nova York. O ataque ocorreu ainda na manhã daquele dia, atingindo as duas torres do maior conjunto comercial do mundo. Elas vieram abaixo algumas horas depois de terem sido atingidas por duas aeronaves comerciais (Boeing 767), oriundas de Boston.

Outra aeronave, um Boeing 757, que havia decolado de Washington, D.C., com destino a Los Angeles, atingiu o prédio do Pentágono, destruindo parte do conjunto. Muitos funcionários do governo federal norte-americano perderam as suas vidas. Um quarto Boeing (modelo 757), que partira de Newark, Nova Jersey, com destino a São Francisco, acabou caindo em Shanksville, a 130 quilômetros ao sul de Pittsburgh, na Pensilvânia.

Tudo foi planejado fria e detalhadamente pelos terroristas, a fim de que os dois prédios principais do World Trade Center, com 110 andares cada um (mais de 400 metros de altura), viessem abaixo. Como eles abrigavam escritórios de centenas de empresas, de 25 países, cerca de cinquenta mil pessoas trabalhavam ali. Além disso, havia seis subsolos, com um centro comercial, estacionamento para dois mil carros e acesso para o metrô.

Os conspiracionistas insistem na ideia absurda de que os próprios Estados Unidos ordenaram os atentados, obedecendo à ordem dos bilderbergs. Mas há muitas provas de que os quatro sequestros simultâneos foram planejados por terroristas árabes, a mando de Osama bin Laden, morto neste ano, no Paquistão. Como se sabe, as Torres Gêmeas foram construídas para resistir ao impacto de um Boeing 727. E os terroristas — que sabiam o que estavam fazendo — usaram os modelos 757 e 767.

É claro que os prédios não caíram apenas por causa dos aviões. As imagens mostram que eles entraram pelas janelas, numa manobra que revelou a enorme perícia dos pilotos. O modo como os terroristas acertaram as torres indicam que o planejamento do ataque foi minucioso. Acima de oitocentos quilômetros por hora, um grande avião empurra uma grande quantidade de ar à sua frente, a ponto de ser impossível acertar em cheio um paredão. Por isso, os pilotos voaram a 450 quilômetros por hora e optaram pela trajetória curva, ao atingir o alvo.

No caso do Pentágono, em que não há imagens do momento do impacto, nota-se como o ataque foi pormenorizadamente planejado. Os pilotos mostraram possuir conhecimento e habilidade de quem passou muito tempo treinando em simuladores de voo. Eles, inclusive, mantiveram desligados os transponders, equipamentos que emitem sinais eletrônicos sobre a localização das aeronaves. Como queriam publicidade máxima, eles ordenaram que passageiros ligassem para parentes e avisassem dos sequestros.

Muita gente não acredita que as Torres Gêmeas vieram abaixo em decorrência do choque dos aviões. Já ouvi até ensinadores cristãos dizendo que tudo foi orquestrado pelo governo norte-americano. Inclusive, segundo eles, já havia explosivos dentro dos prédios! Os aviões, nesse caso, cheios de passageiros, teriam sido usados apenas para dar aos Estados Unidos um álibi.

A ideia de que o próprio governo estadunidense atacaria o seu povo, em si, já é contraditória. Quem a defende, porém, apresenta argumentações aparentemente plausíveis. Afinal, como o país mais poderoso do mundo permitiria que ícones de sua identidade nacional fossem alvejados com desconcertante facilidade?

Como o governo estadunidense, que gasta bilhões de dólares por ano em inteligência — só a CIA tem dois mil agentes no exterior —, não conseguiu prever os atentados de 11 de setembro de 2001? Como um sistema caríssimo de vigilância eletrônica por satélites, capaz de identificar até pontas de cigarros jogadas fora por guerrilheiros no Afeganistão, não descobriu o plano dos terroristas de Osama bin Laden?

Os Estados Unidos possuem um sistema de vigilância por meio de aviões, navios e cinco mil pontos de captação de informações no mundo inteiro. Como toda essa tecnologia, que permite rastrear uma ligação de celular em qualquer lugar do planeta, não impediu que quatro terroristas sequestrassem aviões, em aeroportos diferentes, e os arremessassem contra símbolos do poder norte-americano?

Causa estranheza o fato de os Estados Unidos não terem conseguido evitar a ação dos terroristas islâmicos. Mas quem já esteve em alguns aeroportos norte-americanos sabe que o seu sistema de segurança não é tão eficaz como parece, sobretudo por causa do grande fluxo de passageiros. Ademais, a maior potência do mundo não esperava um ataque aparentemente simples. Ela se preparou para se defender de mísseis, bombas, armas biológicas ou químicas, etc. Nunca imaginou que seria atacada por aviões comerciais. Isso mostra o quanto os terroristas foram sagazes.

Por outro lado, mesmo com toda a sua tecnologia de ponta, os Estados Unidos ainda têm muita dificuldade para descobrir os planos secretos dos grupos terroristas, que, com o passar dos anos, aprenderam a se comunicar sem interceptações. Veja quanto tempo se levou para executar Osama bin Laden! Ele conseguiu ficar escondido por quase dez anos, após os ataques de 2001. Como o homem mais procurado do mundo se instalou no Paquistão e viveu relativamente tranquilo?

Os terroristas contam com a simpatia de líderes e instituições religiosas de dezenas de nações de população muçulmana, como Egito e Sudão, que, inclusive, colaboram com ajuda financeira. Agentes do FBI que investigaram os atentados de 11 de setembro descobriram que Bin Laden e seus homens receberam apoio logístico direto dos países dominados pelo islamismo, como Iraque, Iêmen e Argélia.

Houve também um certo descuido do governo estadunidense. O último ataque terrorista de grande porte havia ocorrido em 1995, em Oklahoma — perpetrado por um fanático doméstico, Timothy McVeigh —, deixando 168 mortos. Enquanto a Europa e o Oriente Médio sofreram com bombas e tiroteios, os Estados Unidos estavam, aparentemente, controlando toda e qualquer ação terrorista. Pelo fato de eles terem passado mais de quinze anos sem nenhum ataque de grandes proporções, acabaram afrouxando o sistema de segurança e foram surpreendidos.

Recentemente, como disse acima, visitei Nova York e realizei pesquisas a respeito dos atentados de 11 de setembro de 2001. Por incrível que pareça, há nos Estados Unidos adeptos da escatologia do terror — discípulos de Alex Jones, Peter Joseph e David Icke —, que insistem em afirmar que o próprio governo norte-americano implodiu as Torres Gêmeas, simplesmente para dizimar a população e satisfazer os bilderbergs.

São risíveis as argumentações que tenho ouvido a respeito da tal tragédia e fico espantado quando vejo pessoas esclarecidas acreditando nelas. Segundo uma matéria sensacionalista contida em um DVD e em canais do YouTube, a prova de que o governo norte-americano teria derrubado as Torres Gêmeas, promovendo um mega-sacrifício, baseia-se no fato de que vários edifícios altos já haviam pegado fogo antes e não caíram. Por que as maciças estruturas do World Trade Center desabaram tão facilmente, com o “simples” impacto de aviões cheios de combustível?

Cada aeronave colidiu contra as armações de aço e vidro dos prédios com uma força de impacto equivalente a mais de mil vezes o próprio peso. Considerando que a estrutura dos aviões é de alumínio, no momento do choque, a parte da frente de sua fuselagem foi amassada como se fosse um pedaço de papel. Os seus ocupantes e tudo o que estava no interior das aeronaves foram arremessados à frente, com a frenagem brusca, e esmagados, pulverizados, desintegrados, carbonizados, no momento da explosão.

Havia aço suficiente nas torres para a construção de inúmeros monumentos idênticos à Torre Eiffel, de Paris, França. A mistura de aço incandescente com areia, móveis, papéis, equipamentos, vidro, ferro, tecidos e plásticos fez com que boa parte das vítimas literalmente desaparecesse em meio aos escombros.

Os aviões estavam com os tanques cheios — tinham combustível para mais quatro mil quilômetros de voo —, o que ocasionou grandes explosões, capazes de impedir que as pessoas dos andares superiores descessem. Quem trabalhava nos andares das explosões sofreu morte imediata. As pessoas que estavam acima do 103º. andar da Torre Norte ou acima do 93º. da Torre Sul não tiveram a mínima chance de escapar. As que estavam nos andares inferiores, mesmo feridas ou assustadas com a oscilação das torres, conseguiram descer a tempo.

Estima-se que a temperatura nos locais de impacto chegou mil graus Celsius. O aço se funde a 1.300 graus. Mas o calor foi suficiente para diminuir a rigidez desse metal. Além disso, com o choque, várias colunas que formavam a armação exterior das torres foram deslocadas. Começava aí um rápido processo de enfraquecimento das suas estruturas, que culminaria em uma surpreendente implosão.

Em minha visita às obras do World Trade Center, em Nova York, estava acompanhado do meu amigo Nilton Didini Coelho, que é engenheiro civil. Devidamente informado sobre as Torres Gêmeas, ele afirmou que aqueles edifícios haviam sido projetados para suportar a força do vento, as chuvas, pequenos sismos e até choque de aviões. Mas não estavam preparados para resistir a abalos mecânicos imprevisíveis, decorrentes de ataques minuciosamente planejados. Os engenheiros do World Trade Center não tinham como prever que grandes aviões, cheios de combustível, poderiam se chocar com os edifícios exatamente naqueles andares.

Perguntei ao engenheiro Didini: “O ‘simples’ impacto de uma aeronave seria suficiente para derrubar toda aquela estrutura de aço?” E ele me respondeu que as colunas estavam “empilhadas” de acordo como uma “excentricidade” que lhes dava estabilidade em conjunto com os ligamentos de cada pavimento. Ao serem atingidos, os pilares que se deslocaram do seu eixo fizeram com que os de cima viessem abaixo em pouco tempo. Isso mostra que os terroristas previram esse efeito cascata de destruição ao planejar os atentados.

Os pregadores das teorias da conspiração não levam em conta que os mentores do atentado conheciam minuciosamente a estrutura daqueles edifícios, e que os dezenove terroristas sabiam exatamente como derrubá-los. Por isso, os aviões atingiram pontos específicos, fazendo com que a parte superior deles descesse sobre a inferior, como uma britadeira. Que estrutura suportaria o peso de mais de cem mil toneladas caindo sobre ela?

Se os aviões tivessem sido lançados a esmo contra os prédios, estes provavelmente não teriam caído. Mas nada aconteceu por acaso. As colunas externas começam grossas embaixo e se afinam na medida em que precisam suportar menos peso. Os terroristas sabiam exatamente onde era o lugar mais vulnerável e que produziria o efeito desejado. Quando o aço começou a se deformar, pelo calor, tudo o que estava em cima veio abaixo e funcionou como um martelo — que ganhava mais peso a cada andar que descia.

Leia mais sobre isso em meu novo livro.

Ciro Sanches Zibordi

FONTE: BLOG DO CIRO