quinta-feira, 10 de março de 2011

" TIAGO, FILHO DE JOSÉ E IRMÃO DE JESUS

“ Tiago, filho de José e irmão de Jesus”

Estava lendo ontem uma reportagem no jornal Mensageiro da Paz nª 1.508 mês de janeiro de 2011.
Que finalmente os peritos chegaram a conclusão que que a frase contida na Urna de Tiago é autêntica.Segundo a reportagem a urna funerária atribuída ao apóstolo Tiago, irmão de Jesus datada no primeiro século da Era Cristã, tem sido alvo de divergências no meio acadêmico.O problema era inscrição contida na Urna com os seguintes dizeres: “Tiago, filho de José e irmão de Jesus”.Esses dizeres causaram alvoroço por comprometer o dogma católico da virgindade perpétua de Maria.
O achado arqueológico foi revelado ao mundo em 2002 pelo engenheiro judeu Oded Golan um homem de negócios.
A importância desse achado arqueológico e sua autenticidade golpeara o ensino mariolátrico do catolicismo romano de que Maria, mãe de Jesus, não tivera outros filhos além do Messias.
Foi comprovado depois de seis anos de discussãoes que a inscriação da Urna de Tiago é totalmente autêntica, datada mesmo no primeiro século, isto é, da mesma época da urna.

O teólogo e apogeta norte-americano Norman Geisler destaca a importância da Urna de Tiago e sua inscriação: “ Essa é a mais importante descoberta arqueológica do primeiro século a respeito de Jesus nos últimos mil anos.Claro que sem ela já tínhamos evidências abundantes da veracidade histórica dos Evangelhos, mas essa derruba quaisquer dúvidas que alguém incrivelmente ainda possa ter”.
Conforme relata o MP confirmado a autenticidade da inscrição da urna, o dogma da virgindade perpétua de Maria, fica comprometido.Esse dogma é assegurado pela liderança Católica desde 431 d.C.,e estabelecido nos anos de 1125,1311 e 1854.
Sob ótica bíblica esse ensino é falsificado.Vejamos as muitas referências bíblicas que desacredita tal dogma (Mt 12.46;13.55-56;Mc 3.31; Lc 8.19;Jo 7.3,5,10;At 1.14; 1Co 9.5 e Gl 1.19).
Os romanistas alegam que a expressão “ irmãos” no original se refere a primos.Essa interpretação forçada dos romanistas não se sustenta diante das passagens como Mateus 1.25 e Lucas 1.36.
Essas passagens trata sobre relacionamento entre Maria e José.Mateus diz: “ Porém não conheceu, enquanto não deu á luz um filho, a quem pôs o nome Jesus”.Observe “enquanto” sugerindo que, depois de Maria dar á luz Jesus, passou naturalmente a relacionar-se sexualmente com seu marido. O doutor Lucas, por sua vez utiliza o termo próprio para referir-se a primos quando menciona Isabel, prima de Maria.enquanto que, em outra passagem do mesmo livro, o termo que ele utiliza no original grego para referir-se aos irmãos de Jesus é diferente. O escritor distinguiu sabiamente as expressões.
O jornal Mensageiro da Paz reitera que mesmo diante da confirmação da autencidade da Urna de Tiago, o Catolicismo tem trilhado a crença da Igreja Ortodoxa de que José teve outros filhos de outro casamento anterior ao casamento com Maria,de maneira que Tiago e os demais irmãos de Jesus teriam sido seus meio-irmãos por parte de pai, e não filhos de Maria.
Finalizo aqui citando a mesma pergunta dita no finalzinho da reportagem: “ O que não se faz para manter intacto um dogma mesmo quando ele se choca frontalmente com relato bíblico, não é mesmo?

Em Cristo,

Diác Janailson Sales Araújo
Fonte: Jornal Mensageiro da Paz Janeiro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário