terça-feira, 5 de abril de 2011

MORRE O EX- GOVERNADOR DO MARANHÃO





O ex-governador do Maranhão, Jackson Lago, morreu nesta segunda-feira (4) por volta das 18h30 em São Paulo. Ele estava internado no Hospital do Coração desde o dia 30 de março.

Em nota divulgada na noite de hoje, o hospital informou que Lago havia sido internado para tratar de uma inflamação no músculo cardíaco. A inflamação foi resultado do tratamento quimioterápico ao qual o ex-governador era submetido. Lago morreu às 18h30 em decorrência de falência múltipla de órgãos.

Jackson Kléper Lago nasceu em Pedreiras, no interior do Maranhão, em 1º de novembro de 1934. Ao lado de Leonel Brizola, o político participou da fundação do PDT (Partido Democrático Trabalhista), em 1979.

Rival político da família Sarney no Estado, Jackson Lago foi prefeito de São Luís três vezes. Em 2006, disputou o governo do Estado com Roseana Sarney (PMDB), filha do senador José Sarney, e foi eleito.

Em abril de 2009, porém, teve o mandato cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob a acusação de abuso de poder político.

Em 2010, Roseana e Lago voltaram a se enfrentar nas urnas. No ano passado, a disputa foi marcada por uma crise envolvendo o apoio dos petistas à candidatura de Roseana e problemas judiciais enfrentados por ela e Lago.
Confira também


Por ter tido seu mandato cassado em 2009, Lago foi barrado com base na Lei da Ficha Limpa pelo TSE. No entanto, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Maranhão liberou sua candidatura.

Lago teve 19,5% dos votos em 2010 e ficou em terceiro lugar na disputa pelo governo do Estado. Roseana foi eleita com pouco mais de 50% dos votos e Flávio Dino (PCdoB) teve 29,5% dos votos.

A BIOGRAFIA DE JACKSON LAGO

Nascido em em 1º de janeiro de 1934 em Pedreiras, no interior maranhense, Jackson Kleper Lago começou a carreira política na década de 1960 enfrentando o regime militar apoiado por Sarney, vencedor do embate contra a oligarquia de Vitorino Freire, que passou 20 anos no poder. Sempre teve como guru político o fundador do seu partido, Leonel Brizola (1922-2004), que também faz parte de uma das grandes tragédias de sua vida.

Formado em Medicina, há cerca de 30 anos, “doutor Jackson”, como é conhecido no Maranhão, ajudou a fundar o Partido Democrático Trabalhista (PDT), ao lado de Leonel Brizola e de outros políticos de grande relevância nacional. Lago dirigiu de São Luís até o Uruguai para visitar Brizola. Na entrada da cidade de onde saiu, sofreu um acidente no qual morreu sua primeira mulher. Ele próprio ficou em coma por meses. Tornou-se fundador do PDT no Maranhão, tendo como plataforma o sindicato dos médicos maranhenses.

Jackson Lago foi prefeito de São Luís por três vezes: de 1989 a 1992, de 1997 a 2000 e de 2001 a 2002.

Em 2006, teve a mais surpreendente vitória política de sua carreira: derrotou a senadora Roseana Sarney, então filiada ao PFL e hoje no PMDB, para destronar o clã Sarney do governo estadual depois de um domínio de mais de 40 anos. Nem o apoio do então presidente e ex-aliado Luiz Inácio Lula da Silva à rival conseguiu impedi-lo de chegar ao Palácio dos Leões por estreita margem de votos.

Na época, Jackson disse que ele e o petista Jaques Wagner na Bahia provavam “a queda dos dois últimos bastiões do coronelismo político”. Contudo, em 2009 o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cassou os mandatos de Jackson e de seu vice, Luis Carlos Porto, por abuso de poder e compra de votos [nunca vi alguém ser USURPADO, ROUBADO e INJUSTIÇADO DAQUELA FORMA]. Ele relutou, mas acabou cedendo o cargo a Roseana, que acabou reeleita no ano passado.

O pedetista foi três vezes prefeito de São Luís e ali teve a maior parte da sua votação para o governo estadual. Fora da política, ele era considerado pioneiro em cirurgias torácicas no Maranhão. Foi também professor da Faculdade de Medicina do Estado.

do blog do Élson Araújo

Morreu o Governador Jackson Lago

O Velório e as Homenagens serão prestadas
Dia 05 de Abril de 2011 - Terça
Onde: Sede do PDT- Partido Democrático Trabalhista
Endereço: Rua dos Afogados, nº 468, Centro

Trajeto do Cortejo Fúnebre - Carro do Corpo de Bombeiros:
11h00 - Saída de São Paulo(Vôo TAM)
14h45 - Chegada ao Aeroporto
Av. Guajajaras
Cohab
Anil
Vila Palmeira
Alemanha
Av. Luís Rocha
Camboa
Prç. Maria Aragão
Rua 7 deSetembro
Rua dos Afogados
Chegada na Sede do PDT

Local do Enterro:
Parque da Saudade - Cemitério do Vinhais
Horário: 10h da manhã

Nome Completo: Jackson Kléper Lago
Idade: 76 anos
Dia do Óbito: 04/04/2011 às 17h50
Onde: Hospital do Coração em São Paulo
Causa da Morte: Câncer de Próstata
Data de Nascimento: 1º de novembro de 1934

Cargos Políticos:
Governador do Maranhão
Prefeito de São Luís

Cidade Natal: Pedreiras-MA
Formação: Medicina
Cônjuge: Clay Lago
Prole: 3 Filhos - Igor, Luciana e Ludmilla

Nenhum comentário:

Postar um comentário