segunda-feira, 25 de abril de 2011

O TÚMULO VAZIO: A GLÓRIA DO CRISTIANISMO




O TÚMULO VAZIO: A GLÓRIA DO CRISTIANISMO
Texto-Básico: Mc 16.6


INTRODUÇÃO

O Teólogo Marcelo de Oliveira em sua visita ao túmulo de Jesus em Jerusalém fez uma importante declaração sobre túmulo vazio: “ É A ÚNICA FILA DO MUNDO, QUE VOCÊ “ ENFRETA” PARA NÃO VER NADA.POIS ELE RESSUSCITOU. Outras religiões reverenciam os restos mortais de seus fundadores, mas o Cristianismo tem um Cristo vivo!
Em Medina, na Arábia, tudo o que resta de Maomé é um resto de pó; na Índia, cultam um dente de Bunda etc. A morte tragou cada fundador de religião, mas com Jesus foi diferente! O Cristianismo não tem relíquias de Jesus por que ele ressuscitou, vencendo a morte e reinando á destra da Majestade divina nas alturas.


I. O TÚMULO VAZIO: BUSCANDO A VIDA ENTRE A MORTE.

1. O DIA E HORA DA RESSURREIÇÃO.( Mc 16.1,2).

Havia passado o sábado judaico que findava ao por do sol( v.1; Lv 23.32). “ Muito cedo, no primeiro dia da semana”(v.2).Isto é, no domingo.Por isso os cristãos comemoram esse dia como sendo o dia do Senhor.João, o apóstolo, foi arrebatado quando estava prisioneiro na Ilha de Ptamos, no dia do Senhor( Ap 1.9). Cremos que João se referia ao domingo, o dia comemorativo da Ressurreição do Senhor.
O teólogo Severino Pedro da Silva, destaca que de acordo com os Evangelhos, Jesus foi crucificado e sepultado na sexta-feira, antes do pôr-do-sol, que era considerado o começo do dia seguinte, para os judeus.Ele ressuscitou no primeiro dia da semana, isto é, domingo,por ocasião do nascer do sol.


2. O TÚMULO VAZIO & PEDRA REMOVIDA= PROBLEMA RESOLVIDO.( Mc 16. 3,4).

“ Quem nos removerá a pedra da entrada do sepulcro?”

O teólogo Severino Pedro cita um comentário sobre texto de Marcos 16.4, que acrescenta: “ E quando ele foi colocado lá, ele ( José) pôs contra o sepulcro uma pedra que vinte homens não podiam tirar”. Esse comentário fortalece o que está escrito em Mateus 27.60: “ ...rolando uma grande pedra para a porta do sepulcro, foi-se”.
Aqui temos uma preocupação diante de um problema já resolvido.Muitos vezes nos preocupamos com uma dificuldade, quando está já foi solucionada por nosso Pai Celestial.
As mulheres não teriam força para remover.A dificuldade desapareceu quando chegaram ao local do túmulo.A enorme pedra já estava removida! Para quem busca sinceramente a Cristo, os problemas poderão ser resolvidos mais cedo do que se pensa.

II. O TÚMULO VAZIO: A SURPREENDENTE DESCOBERTA.
( Mc 16.4,6).

Esta foi a maior descoberta de todos os tempos: O TÚMULO DE JESUS VAZIO!
Teólogo Severino Pedra cita que o túmulo de Cristo é uma sala de 4,60 metros de largura, 3,30 de fundo; e 2,50 de altura.Localizado em um jardim perto do Gólgota( Jo 19.42) e havia sido escavado na rocha(Mt 27.60).Ninguém jamais havia sido sepultado ali( Lc 23.53),pois fora construído por José de Arimatéia para seu próprio sepultamento(Mt 27.60).A entrada era fechada por um uma grande rocha, que era rolada impedindo completamente o acesso.
Durante os dias em que Jesus esteve sepultado, seusdiscípulos também estiveram sepultados na tristezas, na dúvida, sentimento de derrota, e na incredulidade.Tudo isso e muito mais continuaria a escravizar a humanidade se Jesus não tivesse ressuscitado.
Mas um anjo veio do céu e removeu a pedra do sepulcro de Jesus.O anjo, além de remover a pedra, sentou-se sobre ela, falando assim do domínio completo da situação (Mt 28.2).Quando o anjo removeu a pedra, Jesus já tinha saído do túmulo.

III. O TÚMULO VAZIO: ELE RESSUSCITOU, NÃO ESTÁ, MASAQUI (v.6).

O que o anjo estava a dizer ás mulheres era que elas estavam buscando a Jesus no lugar errado. Ainda hoje milhões, que por ignorância, por falso ensino, e por incredulidade pensam encontrar o Salvador exatamente onde ele Ele não está.
Graças a Deus que nós não comemoramos um Cristo morto num túmulo ocupado, mas um Cristo ressurreto que deixou seu túmulo vazio e assentou-se á destra da Majestade nas alturas!

3. O CONVITE PARA VER O TÚMULO VAZIO(Mc 16.6).

“ Vede o lugar onde o puseram.”(v.6).

Jesus ressuscitou no mesmo local onde morreu e foi sepultado: num jardim, no Gólgota, traduzido Calvário em(Lc 23.33).Gólgota é termo grego derivado do aramaico e significa crânio( Mt 27.33).
Precisavam primeiro crer, para então ver. O mundo diz “ ver para crer”, mas no reino de Deus as leis são superiores. É crer primeiro para então ver.

IV. FALSAS TEORIAS SOBRE TÚMULO VAZIO?

 A TEORIA DA FRAUDE= Seus discípulos roubaram o seu corpo da sepultura e o esconderam em algum lugar.
 A TEORIA DA ALUCINAÇÃO = Os discípulos apenas tiveram alucinações ou pensaram ter visto Jesus.
 A TEORIA DO DESMAIO = Cristo estava apenas desmaiado e seus discípulos o raptaram da sepultaram e o reanimaram.
 A TEORIA DA SEPULTURA ERRADA = Sugere que as mulheres foram para a sepultura errada e encontraram um estranho, de quem elas fugiram.

V. O QUE PROVA O TÚMULO VAZIO?

O ilustre estudioso das Escrituras, Dr William Barclay diz que a o Túmulo Vazio isto é, a ressurreição nos prova 4 grandes fatos:
1ª Prova que a verdade é mais forte que a mentira.
2ª Prova que o bem é mais forte que o mal.
3ª Prova que o amor é mais forte que o ódio.
4ª Prova que a vida é mais forte que a morte.

CONCLUSÃO

Para concluir este magno assunto que é inesgotável, deixarei alguns textos bíblicos e algumas pérolas de homens de Deus na história:
 JESUS – JOÃO 11. 25.
 ATOS 4.33.
 APÓSTOLO PAULO – ROMANOS 1.4; FILIPENSES 3.10.
 “ A ressurreição é mas rica jóia do Evangelhos”. E.M.Bounds
 “ A ressurreição de Cristo é maior milagre da história ou é o maior embuste. Jesus saiu do túmulo, ou então, uma mentira tem transformado o mundo.Se Cristo não tivesse ressuscitado,Ele seria o maior embusteiro da História.” E.M.Bounds
 “ A ressurreição de Cristo é a pedra fundamental da arquitetura de Deus, é o coroamento do sistema bíblico,o milagre dos milagres.A ressurreição salva do escárnio a crucificação e imprime á cruz glória indizível”.E.M.Bounds
 O ateísta francês do século passado, Ernesto Renan escarnecendo dos crentes, declarou: “ Os crentes vivem na fragrância de um túmulo vazio”.Ele cria que estava zombando dos cristãos, mas na realidade estava proclamando uma das mais profundas realidades do Cristianismo: o túmulo vazio de Jesus, indicando que Ele venceu a morte, coisa que ninguém jamais fez, nem fará.O nosso Redentor está vivo porque é divino.
 Como diz o hino sacro da Harpa Cristã: “ Porque Ele vive, posso crer no amanhã”...

Nenhum comentário:

Postar um comentário