domingo, 23 de outubro de 2011

A FALSA DOUTRINA DO ESPÍRITO HUMANO DORMIR NA SEPULTURA




Este ensino não tem qualquer apoio nas Sagradas Es-crituras. É difundido pelos adventistas do sétimo dia. Abordamos a seguir alguns pontos dessa falsa crença do espírito humano dormir no pó da terra após o falecimento do corpo.


1. Tomando Mateus 17.3, eles ensinam que, da sepul-tura, Moisés ressuscitou para estar na cena da transfigura-ção. Se isso fosse verdade, seria Moisés e não Jesus as "primícias dos que dormem", conforme afirma 1 Coríntios 15.20. Moisés veio do Céu para aquela reunião como repre-sentante da Lei, assim como Elias veio representando os profetas.

2. Outro ponto desse falso ensino mencionado é que o espírito humano jaz na sepultura com os restos mortais do corpo. Se isto fosse verdade, o crente só iria para o Céu após a ressurreição do corpo. Na morte, o espírito separa-se do corpo (Tg 2.26). (Ler também 1 Reis 17.21,22; Lucas 8.54,55.) A parte do homem que volta ao pó é aquela que do pó foi feita (Gn 3.19 e Ec 12.7). A sua parte espiritual (alma e espírito) não foi feita do pó; volta para Deus (Sl 146.4; Ec 12.7). Isto não quer dizer que o ímpio ao morrer, seu espírito habite na glória celestial. "Volta para Deus", como diz Eclesiastes 12.7, significa ficar sob o controle de Deus, como afirma Romanos 14.9, a respeito do senhorio dos mortos, por Jesus.

3. Ensinam ainda que os mortos estão inconscientes. Citam Eclesiastes 3.19,20 e 9.5,6. O livro de Eclesiastes é o registro divino do raciocínio do homem natural, o homem "debaixo do sol”.Eclesiastes 3.19,20 refere-se à morte do corpo físico e seu sepultamento. Por sua vez, a declaração de Eclesiastes 9.5: "os mortos não sabem coisa nenhuma" refere-se também ao homem físico. Neste versículo, a frase "a sua memória ficou entregue ao esquecimento" refere-se à lembrança dos vivos com relação aos que já morreram.

Neste particular, Jesus em Lucas 16.19-31, mostra que, após a morte, o espírito não fica jazendo no pó da teira. Na passagem em apreço vemos que o rico, tendo sido sepulta¬do, achou-se no Hades. Lázaro também, tendo morrido, achou-se no Paraíso. Melhor fonte de ensino do que o de Jesus não existe. È que, infelizmente, muita gente pensa que sabe mais que Jesus...
4.Alegam eles que a Bíblia refere-se à morte empregan¬do o termo "dormir", logo, o estado dos mortos é de inatividade e inconsciência, como no sono. Um estudo compa¬rativo das Escrituras mostra que "dormir", nas referências bíblicas, designa a morte física, porque, ao falecer, a pes¬soa perde a consciência para com este mundo, acordando no outro, que pode ser de felicidade ou de sofrimento.
O morrer é chamado dormir, na Bíblia, porque todo morto será acordado fisicamente um dia. No sono natural o corpo desliga-se parcialmente da alma, e a voz humana é suficiente para acordar a quem está dormindo. Já ã morte é uma total separação entre o corpo e a alma, mas só a voz de Cristo é poderosa para um dia acordar todos os faleci¬dos. (Ler João 5.28,29.)

Vejamos alguns casos bíblicos:

a. Atos 7.59,60.Aqui, Estêvão dormiu, mas seu espírito foi para o Céu (v. 59). Logo, o dormir aqui, refere-se ao cor¬po somente.

b. Mateus 27.52,53.Aqui lemos: "abriram-se os sepul¬cros e muitos corpos de santos, que dormiam, ressuscita¬ram". Eram os corpos que dormiam, não os espíritos.

c. João 11.11.Aqui, Jesus afirmou que Lázaro dormia. Mais adiante, no versículo 14, Ele disse que Lázaro estava morto. Mais adiante ainda, no versículo 39, está escrito que Lázaro cheirava mal. Logo, o que estava dormindo só podia ser o corpo, porque um espírito não cheira mal. (A não ser esses espíritos "criados" por eles...)

d.João 11.26. Aqui Jesus afirma que quem nele crê nunca morrerá. Isso mostra que o espírito nunca morre; pois é o corpo que realmente morre.

5. Morte, no sentido bíblico, não significa extinção, e sim separação. Disse Jesus ao malfeitor moribundo: "Hoje estarás comigo no Paraíso" (Lc 23.43). O crente fiel, ao morrer, entra na glória celestial (2 Co 8.3; Fp 1.23). Morte física é a separação entre o espírito e o corpo. Isso ocorre no falecimento da pessoa. Morte espiritual é o estado do pe-cador separado de Deus, devido ao pecado. (Comparar Gê-nesis 2.17 com Efésios 2.1 e 1 Timóteo 5.6.) A morte eterna é o estado do ímpio eternamente separado de Deus, na ou¬tra vida. É também chamada segunda morte em Apocalip¬se 20.6,14; 21.8.

FONTE: CALENDÁRIO DA PROFECIA - Pr Antonio Gilberto pág 24,25.

Um comentário:

  1. Para um homem compromissado com as escrituras, o senhor devia aprender a deixar a bíblia explicar-se a si mesma. Toda vez que o homem tenta explicar a bíblia, erra, e é por isso que existem tantas denominações, criadas pelo orgulho do homem. Que Deus o abençõe!

    ResponderExcluir